Geral

Ex-ministro e astronauta Marcos Pontes é o palestrante da RA CIC em Caxias do Sul

Nesta sexta-feira (29), a CIC de Caxias do Sul organizou uma RA CIC, com café da manhã. O convidado para palestrar nesta data foi o astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes. Infelizmente, por conta do clima em São Paulo, Pontes palestrou de forma on-line do aeroporto em Guarulhos. Assim que o tempo melhorar ele viajará para Caxias cumprir o restante da agenda programada.

O astronauta contou toda sua história, desde a infância em Bauru-SP. Ele salientou que veio de família simples, mas sempre buscou seus sonhos e objetivos estudando. Pontes destacou que a família deve ser o principal incentivador dos filhos, pensar sempre positivo e motivou que os presentes se desafiem. “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”

Marcos Pontes passou na prova e foi piloto de caça em Santa Maria. Ao longos dos anos foi se especializando e tornou-se o primeiro piloto e engenheiro, ao mesmo tempo, abrindo assim uma nova carreira dentro da Força Aérea brasileira. Em dezembro de 2000, Pontes tornou-se astronauta e foi trabalhar na Nasa. Ele foi profissionalmente o primeiro a representar a América do Sul. Porém, a primeira viagem ao espaço ocorreu apenas em 2006. No ano anterior, ele recebeu uma ligação do chefe da estação espacial, explicando que ele teria cinco meses de preparação para uma missão com uma equipe russa.

Naquele ano, Marcos Pontes passou dez dias trabalhando na Estação Espacial Internacional. Dentre as curiosidades citadas pelo astronauta foi a velocidade em que a estação completava uma volta na terra. A estação ficava a 400 quilômetros da terra, ela demorava 90 minutos para circular o planeta, em uma velocidade de 8 quilômetros por segundo. Além disso contou de problemas que tiveram, dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas.

Após 20 anos trabalhando na Nasa, Pontes foi convidado pelo até então Deputado Jair Bolsonaro, para integrar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), caso ele fosse eleito. O palestrante da RA explicou que quando assumiu o cargo, a pasta estava desorganizada e com baixo orçamento, precisou, junto com sua equipe, trabalhar bastante para organizar as prioridades. Ele definiu que foi um desafio ser ministro.

Atualmente, Marcos Pontes é candidato a Deputado Federal, portanto deixou seu cargo de ministro para concorrer nas eleições de 2022.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Acompanhe aqui a palestra completa.

Paula Brunetto

Recent Posts

Vinagre no ralo: veja o que acontece quando você joga à noite

A cena é comum: você termina o jantar, lava a louça e, antes de dormir,…

2 minutos ago

Deputado propõe oito audiências públicas sobre pedágios no RS

Encontros tem como objetivo debater o Bloco 2 do Programa de Concessões Rodoviárias do RS

19 minutos ago

5 erros na rega do cominho que afetam o sabor e a colheita

O cominho é uma daquelas plantas aromáticas que fazem toda a diferença na cozinha, mas…

58 minutos ago

Como fazer a dália florescer o ano inteiro com 5 cuidados simples

As dálias são flores que impressionam com suas cores vibrantes e formatos geométricos quase perfeitos.…

1 hora ago

Diretoria da OAB Caxias do Sul é empossada em cerimônia festiva

Foram empossados diretoria, conselheiros e delegados subseccionais para triênio 2025/2027

1 hora ago

Morre, aos 84 anos no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi

Nana estava internada desde agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca

2 horas ago

This website uses cookies.