Geral

Evento cultural em Caxias do Sul comemora neste sábado a chegada da Primavera

Celebrar a chegada da nova estação e estimular o uso do bairro como espaço vivo de convivência, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores da região por meio do acesso à arte e cultura. Com esse objetivo, a cidade de Caxias do Sul (Serra Gaúcha) realiza neste sábado (30) o “Festival da Primavera”. A programação tem entrada franca e diversas atividades culturais entre 11h e 17h30min.

A iniciativa é da empresária Maristela Chiappin e conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com o apoio da Rede Caminho. Como local escolhido, a rua Dante Baptista Andreis, no bairro Sanvitto, área onde centenas de famílias vivem sem espaços de convivência social que não os passeios a um shopping center. No texto de divulgação é ressaltado o seguinte cenário:

“A prática de caminhada e esportes somam-se aos carros que por ali circulam, dividindo espaço com crianças e seus pais que se valem da rua para brincar. O excesso de estabelecimentos comerciais na avenida principal esconde a quantidade de pessoas que moram na região e gera impacto negativo em termos de convivência, lazer, humanização e ocupação do espaço urbano, o que futuramente poderá ampliar problemas como de segurança pública”.

O projeto Festival da Primavera nasce com o propósito de humanizar este bairro e proporcionar a convivência e a socialização das pessoas neste espaço por meio das artes. De um lado, a humanização deste espaço urbano. No outro, a promoção dos direitos de acesso, fruição e produção. De participar não somente da vida cultural, mas também de seu planejamento.

A proposta está em diálogo com os objetivos do desenvolvimento sustentável propostos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o item de número 11:

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” (ONU, 2015), do qual destacamos a meta brasileira 11.7, que busca proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguro, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para as mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais grupos em situação de vulnerabilidade”.

O programa tem, portanto, potencial para despertar a atenção do poder público para este bairro. Hoje existe um projeto em tramitação junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a aprovação para construção de uma praça na rua onde passavam os trilhos do trem. Esta praça será custeada e mantida pela iniciativa privada. É a rua do lazer onde algumas famílias usam.

Trata-se aqui da realização de ação cultural para o desenvolvimento de um território e humanização deste espaço urbano, uma vez que pensar a cidade e seus territórios de modo que possam ser acessados e apropriados por todos, independentemente de suas inserções socioeconômicas, gênero, identidade, raça ou etnia. Pensar a cidade para todos é criar condições para que as diferentes e diversas formas de apropriação e produção social do espaço possam acontecer. É garantir direitos, garantir o direito a ter direitos à cidade, à cultura e à diversidade.

Programação – Evento cultural

– 11h: Abertura coi DJ Mono.
– 11h15min: Yoga para adultos.
– 11h45min: Um passarinho me contou, com Darlan Scheid (teatro).
– 14h: Circolando por aí, com Cia Espicula (circo).
– 15h30min: Jack Band (rock).
– 16h45min: Criando e Contando, com Gio e Doug (música e artes visuais).
– 17h30min: Encerramento.
– E mais: Pinturinhas de rosto, contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, traillers de alimentação e feira de produtos artesanais.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

6 minutos ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

54 minutos ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

2 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

3 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

4 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

4 horas ago

This website uses cookies.