Custo de Vida

Evento com gestores do Centro-Oeste Gaúcho reúne quase 60 Prefeituras

Pandemia faz municípios acelerarem oferta de serviços digitais; Santiago e Santa Maria compartilham inovações no Webinar das Cidades Digitais que trouxe ainda soluções de mercado e as políticas públicas do Ministério das Comunicações

Evento com gestores do Centro-Oeste Gaúcho reúne quase 60 Prefeituras

Gestores públicos de quase 60 municípios participaram na manhã desta quarta-feira (04) do Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Gaúcho, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar de inovação nos serviços públicos. Foi a primeira vez também que o Ministério das Comunicações participa dos eventos online da RCD, trazendo informações exclusivas aos gestores gaúchos sobre as ações da pasta que visam melhorar a conectividade no país. “Vivemos uma pandemia e ainda um processo eleitoral, onde os novos eleitos terão um desafio imenso de conduzir as cidades nesse novo cenário. Agora as administrações públicas têm que estar conectadas mais do que nunca”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

Para o presidente interino da Assudoeste Pampa Gaúcho, Cristian Becker, a tomada de decisão nas cidades precisa ser assertiva a partir do investimento em tecnologias inovadoras. “Sempre estamos procurando a inovação que traga dados abertos, informações que fiquem de livre acesso aos munícipes. Isso nos remete procurar cada vez mais conhecer a realidade do município e apostar assertivamente nas tomadas de decisões”, observa.

O encontro virtual, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, reforça ainda mais a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação para a continuidade do trabalho da administração municipal diante da crise do novo coronavírus. Os exemplos de Santa Maria e Santiago mostram também como a pandemia vem acelerando a oferta de serviços digitais nas Prefeituras.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi Gioda, disse que a cidade busca aplicar recursos na digitalização da cidade. Em novembro, anuncia o secretário, Santiago lança o primeiro aplicativo de concessão municipal na área de mobilidade urbana, o Santiago Táxi. “Temos outros projetos de aplicativos como para vagas de empregos e negócios. A Educação também teve que se adaptar a esses novos formatos. A infraestrutura urbana de internet em fibra óptica melhorou e, mesmo assim, a Secretaria Municipal de Educação fez um grande investimento no projeto que é o NetBus, um ônibus escolar que leva internet aos bairros para que os alunos tenham acesso à internet”, exemplifica.

Segundo o secretário de Gestão e Modernização Administrativa de Santa Maria, Marco Antônio Mascarenhas, com a maioria dos serviços já disponíveis ao cidadão no portal da Prefeitura, o esforço durante a pandemia foi fortalecer os canais de comunicação com a população.

A meta, acrescenta ele, a partir de 2021 é a tramitação de documentos totalmente de forma eletrônica no município. “O objetivo não é só ser inovador, mas desburocratizar os serviços públicos. Cada vez mais é uma necessidade, mas também não podemos descuidar dos nossos cidadãos que não têm acesso a essas soluções tecnológicas”, lembra o secretário de Santa Maria.

Cidades Conectadas – Segundo a coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do país, Daniela Schettino, o Ministério das Comunicações busca através de parcerias, por exemplo, com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a expansão do projeto de infovias para levar conexão de alta qualidade aos municípios de forma sustentável. “Estamos estruturando esse projeto agora para continuar a implantação dessa rede de fibra óptica para deixar as cidades que já foram implantadas completamente operacionais e também para buscarmos a implantação em novas cidades”, adianta Daniela, destacando que o objetivo é garantir a manutenção das redes durante cinco anos.

O Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Gaúcho teve a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora e AX4B – Regional Sul; e o apoio institucional da Assudoeste Pampa Gaúcho. O evento na íntegra estará disponível nesta quinta-feira (05) na TVRCD, o canal da RCD no YouTube: https://youtube.com/redecidadedigital