Geral

ETE do Barracão começa a tomar forma

ETE terá capacidade de tratar 40 litros de esgoto por segundo

Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, vereadores, secretários municipais e o prefeito Guilherme Pasin visitaram na manhã desta quinta-feira as obras da Estação de Tratamento de Esgoto que está sendo construída no Barracão ao largo da RST 444.

A obra é da Corsan e está avaliada em R$ 30 milhões. Quem dirigiu a visita e explanou sobre as vantagens da ETE foi o gestor da Corsan no município, Marciano Dal Pizzol. Ele projeta que o início do tratamento do esgoto se dará em meados de 2019, reconhecendo o atraso, já que a ETE havia sido prevista para 2014 e atribuindo este lapso a questões de ordem burocrática.

Segundo Marciano Dal Pizzol, da Corsan, a água a ser devolvida ao meio ambiente estará melhor do que a que já está nos mananciais

Os equipamentos da Estação são pré-fabricados e de rápida instalação. A empresa responsável pelos equipamentos e execução da obra é de Capinzal, Santa Catarina.

Nos próximos dias a Corsan deve assinar o início dos trabalhos das etapas finais da obra, que incluem a instalação dos emissários. São duas redes de aproximadamente um quilômetro cada uma, com canos de 400 e 500 milímetros.. Estes emissários serão os canais de condução da água já tratada de vota à natureza. Os resíduos resultantes do tratamento devem ser recolhidos por empresa contratada para que recebam destinação adequada.

Também duas estações elevatórias para conduzir o esgoto até o Barracão estarão sendo executadas, uma no bairro Santo Antão e outra no São Rafael.

A capacidade de tratamento da Estação é de 40 litros por segundo e o esgoto tratado será da parte sul da cidade, absorvendo a bacia dos bairros Santo Antão, Sã Rafael, Santa Marta e Santa Helena. Na ocasião o prefeito Guilherme Pasin anunciou que já está aprovada pela Agergs e com a concordância da Corsan o projeto da segunda ETE de Bento Gonçalves. Esta vai tratar o esgoto da Bacia do Rio Buratti, recolhendo os resíduos do Centro da cidade e bairros adjacentes. Neste caso há um modelo novo que vai utilizar parte da rede de esgoto pluvial já instalado de forma que se evitará a abertura de ruas e com isto os transtornos daí resultantes.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

5 minutos ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

35 minutos ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

2 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

2 horas ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

2 horas ago

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

3 horas ago

This website uses cookies.