Geral

Estudantes da rede municipal acompanham disputas da Surdolimpíada em Caxias do Sul

Estudantes de mais de dez escolas da rede municipal de ensino já tiveram o gostinho de acompanhar ao vivo e no local pelo menos quatro disputas diferentes da 24a edição das Surdolimpíadas, realizada de maneira inédita em Caxias do Sul. A prefeitura municipal é apoiadora do evento. Em apenas um dia, na quarta-feira (04.05), cerca de 1,2 mil alunos e alunas de terceiro até sétimo ano do ensino fundamental torceram e interagiram com atletas em diferentes pontos da cidade.

A movimentação organizada e conduzida por equipes diretivas, professores, servidores e estagiários das instituições se desdobrou em dois turnos e duas áreas de competição. Pela manhã, na Fundação Marcopolo, a atração foi a partida de vôlei masculino entre Brasil e França para as turmas das escolas Abramo Pezzi, Manoel Pereira dos Santos e Nova Esperança. À tarde, no mesmo ginásio, a garotada das escolas Angelina Sassi Comandulli, Tancredo Neves e Senador Teotônio Vilela assistiu Brasil e México pelo vôlei feminino.

Também quarta-feira à tarde, mas no Ginásio Poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partida entre Brasil e Turquia no handebol feminino fez a festa de crianças e jovens das escolas Alberto Pasqualini, Desvio Rizzo, Giuseppe Garibaldi, Professora Ester Justina Troian Benvenutti e aquela que virou o jogo e se tornou um espetáculo à parte para as próprias atletas da equipe brasileira devido à identificação imediata com o animadíssimo grupo de estudantes surdos, a escola especial Helen Keller.

Já na quinta-feira pela manhã (05.05), mais 200 estudantes da escola Engenheiro Dario Granja Sant’Anna se somaram ao público do confronto entre Brasil e Itália, pelo vôlei masculino, no ginásio da Fundação Marcopolo.

“Cada escola tem sua autonomia para organizar as atividades pedagógicas da forma que considerar mais adequada. E o engajamento na Surdolimpíadas se insere neste contexto como uma oportunidade de múltiplos aprendizados sem precedentes para os estudantes. E por esta razão, conta com todo nosso estímulo e apoio para acontecer”, afirma a secretaria municipal de Educação, Sandra Negrini.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Região Norte do Brasil registra casos de mpox; RS acende alerta

Foram 33 casos de mpox confirmados no Amazonas e 19 no Pará

5 horas ago

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

6 horas ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

6 horas ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

6 horas ago

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

7 horas ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

7 horas ago

This website uses cookies.