Geral

Estiagem piora a cada dia e tendência é se agravar no Rio Grande do Sul

Cresce a cada dia o número de municípios em situação de emergência pela estiagem no Rio Grande do Sul. A semana começou com 32 municípios tendo decretado emergência e hoje, quatro dias depois, o número atingia 44 pelo balanço da Defesa Civil Estadual. Uma semana atrás, o número estava em 12.,

As prefeituras de Cerro Grande, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Pinhal, São Gabriel e São Pedro das Missões tiveram situação reconhecida pelo governo estadual. Já Tupanciretã, na região Central, teve decreto homologado pelo governo gaúcho e reconhecido pela União, o que habilita a prefeitura a receber auxílios e realizar compras de forma simplificada. O município de Tupanciretã encaminhou o primeiro decreto da atual temporada de estiagem, em 1º de dezembro.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o cenário de 2023 em relação ao número de municípios afetados pela falta de chuvas é menor. No início de janeiro de 2022, havia 175 cidades em situação de emergência. No entanto, 197 municípios tinham relatado algum tipo de prejuízo, principalmente nas quebras das safras de soja e milho, e falta de água potável.

Falta de água potável

A falta de água já afeta e preocupa autoridades de três municípios do Oeste, por exemplo. Em Itaqui, produtores rurais pediram ao Executivo que faça a limpeza dos açudes e passe a fornecer água a localidades com dificuldade no abastecimento aos moradores.

Em Alegrete, a situação já atinge parte da população. Ao menos seis comunidades já recebem água de caminhões-pipa do município. Já em Uruguaiana, a Defesa Civil fornecendo água às primeiras famílias de três localidades da zona rural com apoio de uma concessionária.

Meteorologia prevê agravamento da estiagem

A MetSul Meteorologia projeta o agravamento da estiagem no curto prazo. A tendência é de chuva muito escassa no Rio Grande do Sul até o final da próxima semana. Para agravar ainda mais o quadro, a tendência é de muitos dias seguidos de baixa umidade e com forte calor.

Em muitas cidades gaúchas não choverá uma gota nos próximos sete dias e nos locais em que chover, que serão poucos, a maioria deve ter baixos volumes e por pancadas isoladas. Somente setores muitíssimos isolados terão volumes maiores por pancadas fortes associadas ao calor.

A temperatura ontem atingiu ontem 37,0ºC em São Borja, 36,7ºC em Uruguaiana, 36,4ºC em Quaraí e 36,1ºC em Santiago. Uruguaiana teve 14% de umidade. A MetSul alerta que o calorão aumenta e segue na Metade Oeste nos próximos dias, o que com o tempo muito seco fará com que a região tenha o maior agravamento da estiagem entre todas no Rio Grande do Sul.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Assembleia aprova contratação emergencial de peritos para o IGP e tenta frear colapso em regiões do RS

Falta de profissionais no Instituto-Geral de Perícias motivou aprovação de dois projetos do Executivo; plenário…

17 minutos ago

Condenado por tráfico é preso em operação policial em Bento Gonçalves

A captura refere-se ao cumprimento de pena de nove anos, nove meses e 16 dias…

47 minutos ago

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

1 hora ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

2 horas ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

2 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

3 horas ago

This website uses cookies.