Geral

Especial 30 anos Alegria de Minha Terra na Rádio Viva: “A criação do Programa”

O Portal Leouve começa, nesta quinta-feira (15), uma série especial com quatro reportagens que marcam o aniversário de 30 anos do programa Alegria de Minha Terra na Rádio Viva. Atualmente, a atração musical e informativa está no ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h na emissora do Grupo RSCOM.

O início das publicações se dá justamente no dia que é celebrado os 30 anos de Paulinho das Quebradas e do Alegria na Viva.

Há cerca de três décadas o programa conta com a apresentação de Paulo Anselmo Felicetti, popularmente conhecido como Paulinho das Quebradas. A série de reportagens é uma das formas de homenagear o apresentador Paulinho das Quebradas, uma das pessoas fundamentais na formação do que hoje é a Rádio Viva. Ainda assim, a partir de janeiro de 2023, a pedido do próprio apresentador, a atração será das 13h às 14h. Ordem acatada pela direção como agradecimento a sua contribuição ao Grupo RSCOM.

A série de reportagens, produzida pelos jornalistas Cristiano Lemos e Marcos Cardoso, é dividida em:

  1. Criação do “Alegria de Minha Terra”
  2. Quem é Paulinho das Quebradas
  3. Os “causos” do “Alegria…”
  4. O futuro do “Alegria…”

Dessa forma, hoje é dia de falar sobre o surgimento do “Alegria de Minha Terra”, criado em 1962.

CRIAÇÃO DO “ALEGRIA DE MINHA TERRA”

A data é incerta, mas foi entre os meses de novembro e dezembro de 1962 que o Trio Flor da Serra levou pela primeira vez o “Alegria de Minha Terra” às ondas sonoras da Rádio Miriam AM. Desde então, o programa já carregava aquilo que moldaria as décadas seguintes: a música sertaneja raiz.

Dezenas de apresentadores passaram pelo programa, com destaque para Ely Adriani e Ricardo Ló. Entretanto, foi em 1983, que um certo Paulo Anselmo Felicetti, popularmente conhecido como Paulinho das Quebradas, foi convidado para assumir o comando. Tornando-se, anos depois, uma das vozes mais lembradas do rádio gaúcho.

Paulinho atribui o convite ao seu conhecimento da música sertaneja, muito pela conexão que tem com o rádio desde a infância.

“Foi por causa da minha infância, quando eu era pequeno, no interior de Farroupilha-RS, em Caruara, hoje Nova Sardenha, eu sempre escutava as rádios de São Paulo, a Tupy, a Record, com o Zé Béttio, um dos grandes comunicadores do rádio. Eu sempre ouvia essa rádios sertanejas, então um dia se apresentavam Pedro Bento e Zé da Estrada, Moreno e Moreninho, e por ai eu fui criando amor pela música sertaneja raiz. Foi uma infinidade de duplas que eu curtia e eu acabei virando um, como se diz hoje, expert em música sertaneja”, comenta o radialista.

O programa permaneceu na Rádio Miriam até 1992, quando o apresentador recebeu o convite de Fernando Merlin Rachelle, um dos fundadores da Rádio Viva FM, para ter um horário na programação. Assim, o “Alegria de Minha Terra” migrou para o FM. Como ele mesmo brinca, a ideia não era ficar tantos anos na Viva.

“A minha intenção, quando cheguei na Rádio Viva, quando o Fernando me chamou, não era ficar tanto tempo. Eu pensava em ficar aqui alguns meses, um ano talvez e voltar para a Rádio Miriam. Mas aí, pelas coisas do destino, eu fui ficando, fui ficando.. e estou aqui até hoje”, brincou o comunicador.

Segundo o comunicador, ao longo dos anos, o programa soube se adaptar as novas tecnologias, passando da antiga “cartucheira” ao sistema informatizado de rodas músicas, das cartas e telefonemas aos aplicativos de mensagens.

O “Alegria de Minha Terra” passou até mesmo por uma pandemia mundial, sem perder a essência da música sertaneja raiz, da informação, da prestação de serviço e atingindo a todas as faixas etárias e classes sociais. Os 30 anos do programa na Rádio Viva representam um marco no rádio da Serra Gaúcha, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Na próxima reportagem, você confere um pouco da história de Paulinho das Quebradas, locutor Top Of Mind, e a voz do “Alegria de Minha Terra”.

Redação Leouve

Recent Posts

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

36 minutos ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

3 horas ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

3 horas ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

3 horas ago

This website uses cookies.