Servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT), ligada à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), promoveram na manhã desta quinta-feira (22/12) outra edição de blitz educativa. A ação consiste na abordagem de condutores que trafegam em velocidade superior ao limite permitido nas vias. Após a abordagem, o condutor participa de um breve bate-papo com os fiscais de trânsito, refletindo sobre a importância do respeito às normas de trânsito e ao limite de velocidade.
Em trecho da Avenida São Leopoldo, a Fiscalização de Trânsito utilizou uma equipe com radar para identificação dos condutores que trafegavam em velocidade superior ao limite permitido na via, que é de 40 km/h. Em menos de uma hora, 75 condutores foram flagrados trafegando com velocidades superiores. A maior velocidade aferida coube a uma motocicleta, flagrada a 73 km/h. A blitz educativa não tem o objetivo da autuação, mas, mesmo assim, uma motocicleta foi autuada por trafegar sobre o passeio público ao desobedecer a ordem de parada.
Para o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, a blitz educativa é uma ação positiva que deve ser ampliada em 2023.
“A educação no trânsito é uma das atribuições da pasta que, por meio da EPT, busca não somente a autuação, mas também a educação dos condutores. Muitas vezes, o condutor não gosta da abordagem ou de conversar com os servidores, mas a atividade é necessária e positiva, pois se espera uma mudança de comportamento no cidadão, alertando-o sobre os riscos e a importância do cumprimento das leis de trânsito”, salienta.