Geral

Escola de Educação Infantil é inaugurada no Campos da Serra, em Caxias do Sul

A semana começou com demanda atendida para a comunidade do Loteamento Campos da Serra. Na manhã desta segunda-feira (28), foi oficialmente entregue à população a Escola de Educação Infantil (EEI) Suzel Serafini. A nova unidade de ensino ficará totalmente dedicada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos, priorizando a faixa etária considerada mais importante para a formação humana. As cerca de 100 vagas já começaram a ser ocupadas gradativamente e serão preenchidas por completo a partir do início do ano letivo de 2023.

“É a escola com o melhor e mais moderno projeto de Caxias do Sul, o que valoriza de maneira significativa uma importante comunidade do nosso município”, declarou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

O atendimento do pleito de longa data da população foi celebrado no pronunciamento da presidente da Associação dos Moradores de Bairro (AMOB) local:

“É uma luta de longo tempo. Agradecemos ao prefeito e a todos que puderam colaborar de alguma forma para a realização deste sonho”, destacou a líder Luciana Dias Marques.

Para a secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, a escola contribui para que a comunidade desenvolva seu senso de identidade e se sinta valorizada. E agora adquire papel fundamental como parceira no cuidado, na manutenção e na preservação do novo patrimônio conquistado.

“Inaugurar uma escola, de qualquer etapa da educação, é sempre uma alegria. Demonstra nossa preocupação com o eixo civilizatório. A educação básica tem como grande pilar, o cuidado. E a escola é onde se aprende a tolerância, o direito à diversidade, e o respeito às divergências. De zero a três anos, é a fase da criança em que mais podemos fazer a diferença. Por isso, esta escola se torna uma referência como lugar de cuidado, educação e acolhimento”, afirmou a secretaria municipal de Educação do Rio Grande do Sul.

Homenagem a liderança comunitária

A denominação homenageia a falecida primeira-dama Suzel Serafini, de intensa atuação comunitária durante os mandatos do então prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho – que, ao lado do filho Márcio e dos netos Arthur e Luíza, prestigiou a solenidade.

“Suzel teve um trabalho brilhante como primeira-dama. Criou cursos, clubes de mães e teve uma atuação que marcou época. É excelente que a homenagem a ela ocorra na forma de uma escola, porque representa toda a preocupação com o futuro”, manifestou o ex-chefe do Executivo, de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992.

Com investimento público de aproximadamente R$ 2 milhões, a administração municipal entregou à comunidade um complexo de 775m2 com duas salas para berçários e três para maternal. O projeto segue padrão do governo federal e contempla ainda cozinha, refeitório, sala de amamentação, parquinho, sala de professores, administrativo, lactário, lavanderia, jardim, sala multiuso e solários.

“Caxias do Sul tinha uma dívida de gratidão com Suzel Serafini, que se dedicava integralmente à comunidade. Fez muito pelas pessoas mais humildes. E retribuímos agora, com uma obra que será perene e de grande importância para a população”, conclui o prefeito Adiló Didomenico.

A obra teve execução da empresa Earqui Serviços de Arquitetura e Construções, vencedora da licitação. E a gestão será compartilhada com o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren.

O ato de inauguração da nova Escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino ainda foi prestigiado pela vice-prefeita Paula Ioris, os secretários municipais de Habitação, Carlos Giovani Fontana, e de Urbanismo, João Uez e os vereadores Renato Oliveira (representando a Câmara Municipal), Elisandro Fiuza, Estela Balardin, Maurício Scalco e Velocino Uez.

Também estiveram presentes o deputado estadual Neri O Carteiro, o presidente da União das Associações de Bairro (UAB) Valdir Walter, o presidente do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, João Batista Monteiro, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Alvoni Adão Prux dos Passos e o ex-prefeito Flávio Cassina.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

4 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

4 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

4 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

4 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

4 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

4 horas ago

This website uses cookies.