Geral

Equipes atuam para minimizar danos da chuva em Caxias do Sul

Desde a noite de sexta-feira (1º) até a madrugada desta terça-feira (05) choveu 193,3mm em Caxias do Sul. Em apenas quatro dias a precipitação ultrapassou a média histórica para todo o mês de setembro, segundo dados apurados junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio da estação meteorológica instalada no município. Nos últimos 30 anos a média de chuva para o mês é de 192,3mm.Desde o fim de semana, equipes da Prefeitura de Caxias do Sul atuam para atender aos casos registrados pela chuva em excesso.

O setor de Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) realizou pelo menos 40 atendimentos que incluem podas e supressão de árvores. No mesmo período, serviços semelhantes foram encaminhados pelo 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).

O diretor de Serviços da SEMMA, Ramon Sirtoli, lembra que o trabalho deve se prolongar pelos próximos dias, pois muitos chamados ainda estão chegando à pasta via Alô, Caxias e protocolos presenciais. Sendo avaliados como urgentes, precisam ser executados com brevidade.

Além da SEMMA, estão envolvidas nas ações as secretarias de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), de Habitação (SMH), Esporte e Lazer (SMEL) e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com apoio da Guarda Municipal (GM) e da Defesa Civil. Em paralelo, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) trabalham para garantir a limpeza de passeios públicos e vias.

Ocorrências no Interior

A SMOSP, por meio das Subprefeituras, está atuando para resolver os problemas causados pelas intensas chuvas do início deste mês de setembro. Alguns dos casos mais graves são a Estrada Municipal Menino Deus, em Forqueta, que está totalmente bloqueada por uma queda de barreira que desceu para a pista de uma propriedade onde fica um parreiral. Equipes da Subprefeitura estão no local trabalhando e monitorando a situação, não há previsão de desbloqueio da via devido às condições do solo.

A Subprefeitura de Vila Cristina atendeu a uma ocorrência de desmoronamento seguido de queda de árvores na Estrada do Vinho. A via encontra-se parcialmente bloqueada devido a esse incidente. De acordo com a Subprefeitura, o desmoronamento de barreiras ocorreu em dois pontos da estrada. A orientação às pessoas que trafegam por essa região é que o façam com a máxima cautela nos trechos afetados.

As Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí, Desvio Rizzo, Criúva também atenderam pontos com queda de árvores, postes e obstrução parcial de vias.

Foto: Divulgação / SMOSP
Foto: Divulgação / SMOSP
Foto: Divulgação / SMOSP
Redação Leouve

Recent Posts

Sexta edição do Forqueta Cultural começa neste domingo (4) na Capela São Vigílio

A proposta é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de…

30 minutos ago

Forte terremoto é registrado no sul da Argentina e provoca alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 7,4 é registrado em Ushuaia, no extremo sul da América do Sul

53 minutos ago

Após cheias, Roca Sales enfrenta incertezas financeiras e desafios para atrair novos negócios

Prefeitura prevê redução no repasse de ICMS em R$ 2 milhões para 2026 e R$…

1 hora ago

Festa do Trabalhador da Rádio Viva reúne milhares de pessoas e celebra o 1º de Maio com shows e solidariedade

O público foi incentivado a doar 1 kg de alimento não perecível; foram arrecadados uma…

2 horas ago

Vereador propõe ampliação do prazo para pagamento de multas de parquímetro em Farroupilha

A proposta de Joel Correa (MDB) sugere que o limite atual, de um dia útil,…

2 horas ago

Após mulher ser esfaqueada, homem é preso por tentativa de feminicídio em Nova Prata

Suspeito foi localizado após vítima dar entrada no hospital com ferimentos graves; na casa dele,…

2 horas ago

This website uses cookies.