Um levantamento feito nos últimos dias mostra que o preço do arroz aumentou em 120% nos últimos 12 meses. Infelizmente, esse dado não representa uma grande novidade para os consumidores. A grande dúvida que fica é: por que a alta aconteceu em um momento onde o preço deveria estar baixo?
Essa alta significativa se deve a diferentes fatores, porém, a alta do dólar é o grande vilão. A supervalorização da moeda americana afeta diretamente os produtos que são vendidos internacionalmente. Nos últimos seis meses, o dólar apresentou um aumento de cerca de 40%, significando que, exportar o grão passou a render mais, provocando esse aumento aos supermercados. Para que o dólar caia, o real precisa passar por uma valorização maior, o que torna difícil saber quando o arroz voltará a apresentar um preço melhor.
Exportação
Outra questão que também influencia no aumento do produto, é o aumento da exportação. Segundo especialistas, apenas no mês de agosto as vendas no exterior cresceram 93% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Em contraponto, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) atribuiu a alta no preço dos alimentos, como o arroz, ao auxílio emergencial, alegando que a elevação dos preços ao consumidor é uma questão da lei da oferta e procura.
Hoje é o Dia Internacional do BombeiroO santo do dia é São José Maria Rúbio.…
É importante perceber que o despertar da vida depende de você
Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…
O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias
Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…
A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…
This website uses cookies.