Geral

Empresários caxienses conhecem os conceitos da internet das coisas para o mundo corporativo

Reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros no tema Internet das Coisas e Transformação Digital, Jorge Maia, fundador e CEO da CrazyTechLabs, foi o palestrante da RA (Reunião Almoço) CIC de Caxias do Sul desta segunda-feira (24). O debate gerou em torno da aplicação da IoT, Gêmeos Digitais e Metaverso.

“O mundo da tecnologia é cercado por novidades e termos novos que surgem todos os dias. Como diferenciar o que será mais uma onda passageira do que realmente pode influenciar o futuro dos negócios? O que funciona e o que não funciona no mundo real?”, provocou Maia.

Conceito de IoT – Internet das Coisas

Ao falar sobre o conceito de IoT (Internet das Coisas), defendeu que a tecnologia é muito mais do que hardware. O ponto chave, de acordo com ele, é saber qual a dor que se resolve com IoT. Entre outros aspectos, os estágios na jornada de IoT incluem a habilidade de ter insights em tempo real para melhorar processos, otimizar o uso de recursos e entregar melhores produtos para os clientes e desenvolver novas oportunidades, aumentar os lucros e criar novos modelos de negócios.

“Atualmente, ouvimos falar de IoT como sendo algo totalmente novo ou ainda intangível em pequenas empresas. Quando pensamos em indústrias e sensoriamento de grandes áreas, temos cada vez mais oportunidades em inovar algo que já é realidade. Temos muitas oportunidades em áreas bem conhecidas e antigas neste mercado”, afirmou.

Digital Twins ou Gêmeo Digital, explicou Jorge Maia, é a representação ou modelo virtual de algo físico, fornecendo todas as perspectivas e dados de um processo, sistema ou mecanismo. A tecnologia permite a detecção de anomalias e predição de falhas de forma automática, logs de operação, dados de reparos, documentação de engenharia e visibilidade em tempo quase real.

Importância do Metaverso

Em relação ao Metaverso, Maia afirmou que ele traz tecnologias antigas com um nome novo, e que as empresas devem se questionar se é viável ou não. “Presença é uma coisa, mover o negócio pode ainda não ser o momento. O que vai definir se uma tecnologia vai pegar ou não é a escala. É bacana, temos possibilidades, mas é preciso trazer mais para a nossa realidade”.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Incêndio de grandes proporções atinge ponte ferroviária desativada em Bento Gonçalves

Chamas consumiram materiais acumulados das enchentes na Linha Alcântara; origem do fogo ainda é desconhecida

37 minutos ago

Motorista de Caxias do Sul morre em capotamento de caminhão na ERS-126, em Ibiraiaras

Condutor morreu no local após o caminhão que dirigia sair da pista e capotar na…

1 hora ago

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados

A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…

2 horas ago

Cardeais recebem apelo por unidade antes do conclave

Eleição contará com 133 cardeais eleitores

2 horas ago

Homem é preso em Farroupilha com caminhão envolvido em caso de estelionato em Santa Catarina

O motorista informou aos militares que estaria levando o veículo para a cidade de Tio…

3 horas ago

Recuperado de lesão muscular, centroavante volta aos treinos do Juventude

Após três semanas de tratamento, Matheus Babi poderá voltar a vestir a camisa alviverde

3 horas ago

This website uses cookies.