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Em evento no CIC Bento Gonçalves, Superintendente do DNIT fala sobre planos e trabalhos na BR-470

Na noite da última segunda-feira, ocorreu em Bento Gonçalves um Painel Jantar na sede do CIC. Na ocasião, falaram com o público o Senador Heinze, o analista de infraestrutura do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Rocha Praça, e, também,  o Superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro Silva. Este último, em sua fala para imprensa, respondeu sobre a BR-470 que, atualmente, é uma via onde milhares de veículos trafegam diariamente e melhorias são necessárias para manutenção do fluxo. Segundo ele, a BR é uma pauta diária e exige trabalho.

De acordo com Silva, um dos principais trabalhos do DNIT é na Ponte sobre o Rio da Prata. Esta estrutura é demandada há anos, uma vez que a estrutura atual é provisória. Existem estudos e projetos para criação de uma nova Ponte que permitiria a trafegabilidade normal, atendendo o fluxo da rodovia. Por conta disso, o órgão já planeja a licitação para tal obra.

Outra questão citada é em relação ao trecho entre Nova Prata e Carlos Barbosa que receberá o “Lote 3” de obras. Ali, estão sendo desenvolvidos planos de referência para melhorias e possível duplicação da via. Junto deste ponto.

Deficiências da via 

Um dos questionamentos feitos pelo Grupo RSCOM ao Superintendente do DNIT foi em relação as deficiências da BR-470. Ele, iniciou sua resposta afirmando que não vê as questões como deficiências, mas sim, pontos a serem trabalhados.

“A questão que eu coloco na caracterização da 470 é que ela um fluxo de veículos muito alto. Na verdade é uma rodovia de alta ligação. A nossa questão, não com deficiência mas sim do que a gente precisa avançar, são as melhorias de alargamento. A gente trabalhou com as terceiras faixas. Todas as adequações de capacidade da rodovia é o que precisa ser trabalhado. Ela é praticamente, vamos chamar assim, uma avenida entre os municípios, Além da rodovia de importante ligação nacional para toda a região, ela se torna essa avenida de ligação entre os municípios.”

Ele seguiu revelando que as demandas aumentam, porém, não existe recurso suficiente para atender tudo. “Então, o grande fluxo dela [BR-470]. Nós estamos com mais de 20 mil veículos/dia na rodovia. Dá para ver como ela é importante. São coisas que estão avançando período a período como o Senador colocou, como Eduardo tem colocado no Ministério. Aumentam das demandas mas não tem recurso para atender a todas.”

Günther Scholer

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