Geral

Em ano atípico, Cooperativa Vinícola Garibald registra 7% de crescimento no faturamento

Em um ano cujos prognósticos passaram por profundas reavaliações – decorrência dos efeitos da pandemia que desestabilizou os mais sólidos planejamentos e freou quaisquer projeções otimistas traçadas para 2020 – a Cooperativa Vinícola Garibaldi conseguiu manter sua fase de ascensão mesmo diante de um cenário marcado por incertezas.

A pandemia retraiu, mas não foi capaz de conter a onda de expansão da cooperativa. Seu faturamento ultrapassou os R$ 186 milhões neste ano, 7% a mais do que o alcançado em 2019. Em parte, esses números vêm na carona de outro aumento registrado pela vinícola e que ajudam a explicar seu desempenho. As vendas de espumantes, principal produto da casa, tiveram incremento em volume de 13% em relação ao ano passado.

Outro fator que impulsionou o faturamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi a comercialização de vinhos finos. No comparativo com 2019, as vendas dessa bebida cresceram 30% – muito por causa de mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia. “No início, quando começou a ser praticado o distanciamento social, as pessoas ficaram muito em casa, e o vinho foi um dos eleitos para passar esses momentos em família, ao redor da mesa”, diz Maiquel Vignatti, gerente de Marketing e Turismo da cooperativa.

No segmento dos vinhos, um dos destaques da temporada foi o Frisante Relax. Revitalizado, ele caiu no gosto de quem procurava uma bebida mais leve, ideal para momentos como happy hour ou para acompanhar aperitivos. Eleito o melhor vinho rosé do país na avaliação da 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, o Relax acumulou um crescimento nas vendas acima dos 150% em relação a 2019.

Mas se a pandemia, por um lado, ajudou a estimular o consumo dos produtos da marca, por outro, derrubou as receitas advindas com o enoturismo. A queda nesse segmento foi de 64%. Enquanto no ano passado 145 mil pessoas visitaram a vinícola, esse ano deve fechar com 52 mil visitantes, um claro resultado das restrições impostas pelas bandeiras do Distanciamento Controlado do governo do RS durante a pandemia. Mesmo com isso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comemorou o aumento no ticket médio gasto pelos visitantes. Em novembro, as cifras ficaram próxima dos R$ 90, um acréscimo de 180% em relação ao mesmo período de 2019. “Isso são respostas a um novo conceito em enoturismo e ao posicionamento da marca”, avalia Vignatti.

Em janeiro de 2021, a Cooperativa Vinícola Garibaldi completa 90 anos de fundação, reunindo, atualmente, 420 famílias associadas.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Assembleia aprova contratação emergencial de peritos para o IGP e tenta frear colapso em regiões do RS

Falta de profissionais no Instituto-Geral de Perícias motivou aprovação de dois projetos do Executivo; plenário…

26 minutos ago

Condenado por tráfico é preso em operação policial em Bento Gonçalves

A captura refere-se ao cumprimento de pena de nove anos, nove meses e 16 dias…

56 minutos ago

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

1 hora ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

2 horas ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

2 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

3 horas ago

This website uses cookies.