Geral

Elaboração de projeto para o Parque do Monumento Nacional ao Imigrante em Caxias do Sul ficará para 2023

Na última semana, a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul aprovou a permuta de uma área do município por um imóvel de propriedade privada, no Bairro Petrópolis. A troca de terrenos, descrita no Projeto de Lei 78/2022, assinado pelo poder Executivo, busca viabilizar a implantação do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante no local, já declarado de utilidade pública e previsto em lei. Mesmo assim, a elaboração do projeto deve ficar para 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), para dar seguimento ao projeto, é necessário realizar novas a negociações outros imóveis, também localizados no entorno do monumento. “O parque como um todo ele envolve vários imóveis. Vários o município já conseguiu adquirir, outros estão já na fase final de permuta”, pontuou a titular da Seplan Margarete Bender. Segundo ela, cerca de 80% do espaço necessário já está em posse do município.

O Parque do Monumento Nacional ao Imigrante é um desejo antigo da comunidade, principalmente por hoje localidade trazer insegurança a quem transita pela região, as margens da BR-116.

“É um espaço atualmente bastante vulnerável, eu diria, para toda aquela parte da cidade. Mas, de qualquer maneira, é um plano, um projeto, que vem do do Plano Diretor Municipal e que a revisão do plano manteve enquanto interesse público em implantar ali um equipamento dessa ordem”, afirmou a secretária.

Monumento Nacional ao Imigrante (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Projeto somente em 2023

Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, hoje existe apenas um plano base, que contempla as principais diretrizes do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante. De acordo com Margarete Bender, o local deve contar com espaços de lazer para a comunidade, caminhada e exercícios, além, claro, de proporcionar maior segurança aos que transitam pelo entorno. Todavia, o projeto executivo, que dará embasamento para as intervenções, deve ser elaborado apenas em 2023.

“Neste momento, a nossa prerrogativa é a partir do ano que vem a gente já conseguir disponibilizar o projeto executivo para busca de recursos”

A expectativa é de que os valores sejam oriundos de verbas públicas. Do mesmo modo, ainda não existe uma estimativa do orçamento para as obras do parque. Ao todo, a área possui cerca de 18m².

Fotos: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM

Marcos Cardoso

Recent Posts

Região Norte do Brasil registra casos de mpox; RS acende alerta

Foram 33 casos de mpox confirmados no Amazonas e 19 no Pará

5 horas ago

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

6 horas ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

6 horas ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

6 horas ago

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

7 horas ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

7 horas ago

This website uses cookies.