Geral

Eduardo Leite toma posse para segundo mandato como Governador do RS

O Governador reeleito, Eduardo Leite (PSDB), tomou posse para seu segundo mandato como Chefe do Executivo gaúcho na manhã deste domingo (1º). A cerimônia ocorreu diretamente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, contando com a presença do vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), diversos secretários já nomeados, bem como do então governado Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que era vice de Leite no último mandato.

Em sua chegada à Casa, Gabriel Souza destacou sobre de que forma a experiência no parlamento estadual lhe auxiliará no novo cargo. “É a primeira vez que um deputado no mandato se elege vice-governador, é também um fato inédito no Rio Grande do Sul e isso só me fará trabalhar ainda mais para que as relações entre o Poder Executivo e Legislativo sejam cada vez mais harmoniosas porque sei da importância dos deputados estaduais”, disse à TV Assembleia Legislativa.

Na sequência foi a vez de Leite chegar. O governador reeleito falou sobre o sentimento de tomar posse pela segunda vez. “Histórica e para mim uma enorme responsabilidade. Se na primeira eleição foi um voto de esperança, nessa foi de confiança. E isso nos impulsiona para dar o melhor”, falou.

Ao lado de seu vice, Leite prestou o compromisso constitucional e assinou o termo de posse. O presidente do parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), conduziu a cerimônia. O ato do petista foi histórico, uma vez que se tornou o primeiro a dar posse a dois governadores. Em março de 2022, ele empossou Ranolfo no cargo. O presidente do parlamento gaúcho discursou.

“O evento que realizamos hoje (…) enaltece, revigora e consolida o republicanismo, a civilidade e o respeito à democracia. Hoje, aqui no Palácio Farroupilha estamos promovendo a celebração da liberdade, do reconhecimento mutuo, do entendimento de que o oponente não é um inimigo“, disse Oliveira em seu pronunciamento.

Discurso do Governador Eduardo Leite

Leite iniciou falando sobre seu último mandato e enaltecendo a participação do parlamento. “Sem propósito e sem esperança, a política se desconecta da população, e é a população que a justifica, a política perde sentido e desperdiça efetividade. Naquele 1º de janeiro de 2019 nós revelávamos um sonho que não é diferente do que ainda acalentamos e reencontramos nesta manhã de domingo”, introduziu.

Posteriormente, falou sobre os desafios enfrentados na primeira gestão, como duas estiagens que afetaram a produção do agronegócio gaúcho, bem como a pandemia de Covid-19. Ele destacou que seu governo foi de construção e estruturação de diversas áreas. Segundo ele, no primeiro mandato tiveram avanços nos salários dos funcionários públicos, pagamento de dívidas, investimentos na cultura, sinalizou ter sido um governado desafiado e que desafio.

“Nós não resolvemos tudo, não agradamos a todos, mas não houve setor e segmento que não tenha tido atenção merecida dentro dos limites possíveis, sempre com o intuito de indicar ações duradouras”, disse.

Para o segundo mandato, Leite garantiu investimentos na educação, combate à pobreza e fomento ao agronegócio e agricultura familiar. Por fim, enfatizou que manterá relações com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo com divergências políticas. “Não existe um povo Federal e Estadual, é o mesmo posso que direcionaremos nossos esforços”, finalizou

Após o discurso a sessão foi encerrada com o Hino do Estado, executado pela banda da Brigada Militar. Em seguida, juntamente de seu vice, o governador dirigiu até o Palácio Piratini, onde encontrou o agora ex-governador Ranolfo, para realizar a transmissão do cargo.

Imagens: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

“Eu lamento a sua ignorância”, afirma governador gaúcho após ataque do ex-deputado federal Jean Wyllys

 

Marcos Cardoso

Recent Posts

Concessionária terá que indenizar motociclista por acidente com cachorro em rodovia do RS

O valor da indenização terá atualização monetária e acréscimo de juros. O fato ocorreu em…

2 minutos ago

Em ocorrência de perturbação do sossego e disparo de arma de fogo, homem é preso em Caxias do Sul

No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…

32 minutos ago

Homem é preso com haxixe e tijolos de maconha em Bento Gonçalves

Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…

57 minutos ago

Acidente com tombamento de carreta deixa feridos na ERS-122, em Ipê

Os dois caminhoneiros, feridos, foram levados ao hospital de Antônio Prado. Não tem previsão para…

1 hora ago

Traficante é preso com quase meio quilo de cocaína em Caxias do Sul

Foram apreendidas, ainda, 22 munições e uma pistola de pressão em ação no bairro Cruzeiro

1 hora ago

Homem morre em colisão frontal na BR-470, em Bento Gonçalves

Acidente envolveu uma VW/Saveiro e um caminhão. Vitima ainda não foi identificada.

2 horas ago

This website uses cookies.