Geral

Eduardo Leite discute ações sobre emprego e linhas de crédito com empresários e governo federal

O governador Eduardo Leite realizou na tarde desta quarta-feira (12), uma reunião com representantes de entidades empresariais do Estado e o ministro da Secretaria Extraordinária de apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O encontro, que ocorreu no Centro Administrativo de Contingência, em Porto Alegre, foi convocado para que as demandas dos setores produtivos, em face dos problemas gerados pelas enchentes, fossem apresentadas e para que soluções conjuntas fossem articuladas.

Participaram representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul),  da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), além do secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, do secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

Ao longo de quase duas horas, foram discutidos, principalmente, medidas de manutenção de emprego e renda e ajustes na operacionalização de linhas de crédito para empresas atingidas. Também foram abordadas a situação do aeroporto de Porto Alegre e a importação de arroz.

Ao falar sobre o acesso ao crédito de empresas afetadas pelas enchentes, Eduardo Leite destacou que as operações apresentadas pelo governo federal fazem parte de um movimento importante, mas que podem não atender aqueles que mais precisam se não houver ajustes.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

As medidas de manutenção de emprego e renda também tiveram um espaço importante na reunião, com a preocupação manifestada pelas lideranças empresariais sobre como se dará a regulamentação do programa apresentado pelo governo federal para a área. O programa foi instituído por medida provisória e depende de uma portaria para ser regulamentado.

Outro tema abordado foi a recuperação do Aeroporto Salgado Filho. O governador reforçou a demanda pelo entendimento entre o governo federal e a concessionária Fraport, que administra o aeroporto, em relação à disponibilização de recursos para reequilíbrio financeiro.

Ao final da reunião, o representante da Farsul levantou a questão da garantia de abastecimento e da oferta de preço adequado do arroz, cuja produção está concentrada no Rio Grande do Sul. O setor está disposto a continuar dialogando e a encontrar caminhos que mantenham o preço e o monitoramento de estoques para impedir o desabastecimento.

O grupo vai se reunir novamente até o final da próxima semana para atualizar os encaminhamentos.

Eduardo Garcia

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

26 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

57 minutos ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

1 hora ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

3 horas ago

This website uses cookies.