Geral

Edição histórica da Mercopar para inovar a indústria começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

Tudo pronto. A partir desta terça-feira (5), a maior Feira de Inovação Industrial da América Latina, a Mercopar, na sua 30ª edição, vai movimentar os Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, tendo a Indústria 4.0 como principal vetor para conhecimento e negócios. O espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia, a Mercopar 2021 cumpre a missão de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando pequenas, médias e grandes organizações. A organização é do Sebrae RS e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

De acordo com André Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS, em entrevista à Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, ser um diferencial e apresentar uma série de oportunidades para empresários, visitantes e expositores, é o grande diferencial da feira.

“A expectativa é muito grande porque estamos em uma situação mais distensionada, tendo em vista que a vacinação está em um nível avançado. Esperamos repetir uma feira muito bem-feita, com uma concentração muito grande para a inovação na Indústria 4.0 e, especialmente, por ser o trigésimo ano de feira. Que a Mercopar seja uma oportunidade excepcional para que expositores e visitantes possam realizar muitos negócios e preparar um ano de 2022 muito promissor para nossa economia”, salienta Godoy.

Com a visitação praticamente lotada – no limite de 2,5 mil pessoas por turno por conta de restrições de protocolos sanitários – há uma grande expectativa, que apenas no dia 7 de outubro será descoberta: a possibilidade de ser a maior Mercopar em volume de negócios em três décadas. Ainda conforme André Vanoni de Godoy, essa edição da feira tem um “gostinho especial”.

“Sem dúvida. Temos que comemorar as boas jornadas. São 30 anos seguidos de Mercopar. Não sei se tem no Brasil uma feira industrial tão longeva. Esse é o resultado de um trabalho, inclusive, de adaptação às novas tendências de mercado. Antes, era uma feira de subcontratação empresarial e agora é uma feira de inovação, que abre oportunidades, que sinaliza o que acontece de mais moderno no mundo e gera networking, sempre fortalecendo redes e estabelecendo relações de conteúdo. Nossa expectativa é enorme. A feira será um sucesso. Todos os turnos de visitação estão lotados, já que temos limitação de público pela pandemia, tendo 2,5 mil pessoas por turno. Mas, nossa plataforma digital é aberta e ilimitada. Queremos superar a feira do ano passado. Já superamos 2015 – que foi recorde – e já estamos com o dobro da feira do ano passado. São números muito significativos”, conclui o diretor-superintendente do Sebrae RS.

Confira a entrevista completa ao Jornal da Manhã Edição Serra Gaúcha da Jovem Pan CLICANDO AQUI.

Números
Em 2020, a Mercopar bateu o recorde em negócios gerados, alcançando R$ 128 milhões. Os 15 mil metros quadrados de área ocupada receberam 7.184 visitantes presenciais e 5.038 acessos na plataforma online. Participaram 235 expositores dos setores de metalmecânico, energia, eletroeletrônico, TI, startups, plástico, automação, serviços industriais, movimentação e armazenamento de materiais, serviços, borracha, energia e meio ambiente. Em 2021, a 30ª edição da Mercopar irá além da geração de negócios: será um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil, realizando a conexão entre expositores e potenciais clientes.

Confira a programação completa CLICANDO AQUI.

História
Lançada em meados dos anos 90, teve como referência o Pavilhão de Subcontratação Industrial da Feira de Hannover, na Alemanha, onde a equipe do Sebrae RS buscou inspiração para criar uma feira no Brasil sobre a prática da contratação de micro e pequenas empresas para fornecimento de peças e componentes para médias e grandes indústrias dos mais diversos segmentos, tema em alta discussão na época. Nascia, assim, em Caxias do Sul, o principal polo industrial do Rio Grande do Sul, a Mercopar – Feira de Subcontratação Industrial do Mercosul – uma união dos termos Mercosul e parcerias. Desde 2019, a realização da Feira é feita em parceria com a FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o que ampliou as oportunidades e a integração entre participantes, expositores e parceiros. Além disso, o foco do evento passou para a temática de inovação industrial.

Maicon Rech

Recent Posts

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

25 minutos ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

32 minutos ago

Arroio do Sal implementa serviço de aviso sobre marcação de consultas pelo WhatsApp

Outra novidade é que mais três médicos clínicos passam a fazer parte do Posto 24h

1 hora ago

Suspeito de envolvimento em plano de ataque a bomba em show de Lady Gaga volta a ser preso no RS

Homem foi solto no domingo após pagar a fiança. Porém, ele não compareceu à audiência…

2 horas ago

Motociclista é encontrado morto em córrego às margens da ERS-444, em Bento Gonçalves

Vítima estava ao lado da moto e pode ter morrido por afogamento; causas são investigadas

3 horas ago

Sepultamentos de segunda (5) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

3 horas ago

This website uses cookies.