Geral

Economia de Caxias do Sul acumula crescimento de 5,8% no primeiro semestre

A economia caxiense voltou a crescer em junho e registrou alta de 7,8% sobre o desempenho do mês de maio. Com o avanço positivo, a atividade econômica de Caxias do Sul acumulou alta de 5,8% no primeiro semestre de 2023 e de 5,4% no acumulado dos últimos 12 meses. Os indicadores do mês de junho foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Na análise do desempenho setorial, a indústria puxou o avanço de junho sobre maio, com 11,9% de crescimento. Em seguida vêm os serviços, com 5,6% de alta, e o comércio, com alta de 1% no comparativo entre junho e maio. No acumulado de janeiro a junho, os serviços dispararam, com crescimento de 22,2%, sendo acompanhados pelo comércio, com índice positivo de 5,8%. A indústria, porém, registrou queda de 3,2% no acumulado dos seis primeiros meses do ano.

No comparativo entre junho de 2023 e junho de 2022, os serviços tiveram impressionantes 36,3% de alta. A indústria cresceu 4,1%, enquanto o comércio registrou perdas de -1,5% no mesmo período.

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso destacou que junho apresentou desempenho bem positivo contra o mês de maio e trouxe bons números para a economia de Caxias, salientando que os serviços ainda se recuperam das perdas sofridas durante os anos da pandemia.

Empregos

Caxias do Sul registrou 6.443 admissões e 6.538 demissões em junho, resultando em um saldo negativo de 95 empregos formais. Com exceção do setor de serviços e da construção civil, que juntos geraram 140 novas vagas, os demais setores apresentaram saldo negativo.

No acumulado do ano, o mercado de trabalho caxiense registrou uma alta de 2%, com a criação de 3.111 vagas. O estoque total de empregos com carteira assinada hoje é de 161.339, o maior número desde 2015, quando Caxias do Sul atingiu a marca de mais de 164 mil trabalhadores formais.

Mercado externo

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou alta de 77% no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se em U$ 292 milhões neste período. No primeiro semestre deste ano, também houve crescimento do saldo entre exportações e importações, atingindo índice de 36,5%.

Os Estados Unidos lideraram o destino das exportações caxienses em junho. Em seguida vêm Chile, Argentina, Uruguai e México. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 49%. Em seguida vêm Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Em 2023, 53% das importações são de máquinas e aparelhos, enquanto nas exportações, 46% são materiais de transporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Luca Roth

Recent Posts

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

17 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

32 minutos ago

Capotamento deixa duas pessoas feridas no bairro Industrial, em Farroupilha

Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu

1 hora ago

Homem é preso com drogas e cédulas de dinheiro falsas em Vacaria

Prisão ocorreu no bairro Monte Claro na segunda-feira (28); motocicleta utilizada pelo suspeito também foi…

2 horas ago

Juventude terá semana completa de treinos antes de enfrentar o Atlético-MG

Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)

2 horas ago

Grêmio terá desfalque de atacante contra o CSA pela Copa do Brasil

Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes

3 horas ago

This website uses cookies.