Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
A economia caxiense voltou a crescer em junho e registrou alta de 1% sobre o desempenho do mês de maio. Com mais este avanço positivo, a atividade econômica de Caxias do Sul acumulou alta de 5,2% no primeiro semestre de 2022 e de 4,5% no acumulado dos últimos 12 meses. Os indicadores do mês de junho foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Ao conduzir a apresentação dos dados, a vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini, assinalou que os números positivos vêm crescendo mês a mês.
Na análise do desempenho setorial, os serviços puxaram o avanço de junho sobre maio, com 2% de crescimento. Em seguida vem a indústria, com 1,2% de alta, enquanto o comércio voltou a cair, desta vez, 1,4% no comparativo entre junho e maio. No acumulado de janeiro a junho, o comércio dispara, com crescimento de 9,3%, sendo acompanhado pelos serviços, com índice positivo de 5,4%, e pela indústria, com 3,8% também positivos.
O tom otimista marcou a apresentação da CIC Caxias e da CDL, pois, apesar das dificuldades ocasionadas com a escassez de matérias-primas e falta de mão de obra especializada, os números positivos de junho refletem o aquecimento da atividade econômica. A expectativa, de acordo com o diretor de Planejamento, Economia e Estatística Astor Schmitt, é de Caxias do Sul fechar o ano com um crescimento de aproximadamente 5%.
O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso, por sua vez, destacou que o comércio e o setor de serviços vêm melhorando seu desempenho, apresentando números positivos nos resultados do acumulado de 12 meses e conseguiram ultrapassar a barreira de zero por cento. “Hoje a gente tem todos os acumulados de 12 meses positivos”, comemorou.
Empregos – Caxias do Sul registrou 7.256 admissões e 6.378 demissões em junho, resultando em um saldo positivo de 878 empregos formais. No acumulado do ano, o mercado de trabalho registrou uma alta de 3,4%, com a criação de 5.192 vagas. O estoque total de empregos com carteira assinada hoje é de 157.897. Os setores que mais impulsionaram este resultado foram indústria e serviços, com um total de 862 postos de trabalho. Agropecuária e comércio apresentaram saldo negativo, com 24 empregos fechados.
Mercado externo – No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou queda de 5,6% no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se em U$ 165 milhões neste período. Os Estados Unidos lideraram o destino das exportações caxienses em junho. Em seguida vêm Chile, Argentina, Uruguai, México, Peru, Paraguai e Colômbia. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 49%. Em seguida vêm Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Japão e Índia. Em 2022, 52,49% das importações são de máquinas e aparelhos, enquanto nas exportações, 42,82% são de materiais de transporte.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
Leia também: Setor industrial e geração de empregos crescem significativamente em Caxias do Sul
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…
This website uses cookies.