Geral

Eclipse solar acontece neste sábado

O Brasil vai poder acompanhar, na tarde deste sábado (14), o eclipse solar — fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol — de todas as regiões do território nacional. No Norte e Nordeste, o eclipse poderá ser visto em seu modo anular; e no restante do país, apenas de maneira parcial.

A Lua, que cobre a maior parte do disco solar, faz com que crie-se uma “anel de fogo” brilhante ao redor da borda do astro. O alinhamento acontece razão do movimento da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor do nosso planeta, já que não é um curso circular perfeito.

De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fenômeno deve começar por volta das 15h. As primeiras cidades brasileiras a ver o eclipse ficam no estado do Amazonas — no município de Tefé, por exemplo, o auge será às 15h11, segundo informações da agência espacial norte-americana Nasa. Já em Porto Alegre, o ápice ocorre às 16h47.

O eclipse ganhou a alcunha de “O Grande Eclipse das Américas” por ser visível em mais de dez países no continente americano: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas — do Alasca à Argentina — será possível ver um eclipse parcial.

Cuidados para fazer a observação

Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao astro solar, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível. Portanto, o eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno ou filtro especial.

Para observações de maior segurança e que permitem um bom resultado, é recomendado a projeção em um telescópio equipado com filtro objetivo solar apropriado.

Onde assistir ao eclipse solar anular

Uma alternativa para acompanhar o fenômeno é por meio de transmissões ao vivo na internet. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e o Observatório Nacional terão disponíveis lives para transmitir o evento astronômico.

*Com informações de CP

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Dois homens são presos com mais de 5 kg de drogas em Caxias do Sul

Cocaína, maconha, crack e balanças de precisão foram apreendidos nos bairros São Virgílio e São…

8 minutos ago

Bebê símbolo do resgate na enchente do RS em 2024 morre por complicações respiratórias

Criança que emocionou o país ao ser salva de um telhado pelo Exército, faleceu com…

26 minutos ago

Em jogo decisivo pela Libertadores, Inter enfrenta o Atlético Nacional

Colorado, que ainda tem dúvida no setor ofensivo, pode encaminhar a classificação

42 minutos ago

Juventude analisa proposta de empresa espanhola para virar SAF

Direção alviverde continua em negociação com a Five Eleven Capital

46 minutos ago

Centroavante Welder comemora titularidade no Caxias: “Muito feliz pelo retorno”

Jogador ficou mais de dois meses afastados dos gramados

53 minutos ago

Sepultamentos de quarta (7) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

This website uses cookies.