Geral

E agora? Para onde vai o ciclone extratropical?

Um ciclone extratropical está provocando ventos fortes — com incidentes de destelhamento registrados — nesta quinta-feira, 13, nos Estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e até no Sul de Minas Gerais (MG). Segundo a MetSul, as rajadas mais fortes foram registradas nos Estados do Sul do país, com ventos acima dos 100 Km/h.

O ciclone está sobre o Oceano Atlântico, a leste do RS. O fenômeno que se formou nessa quarta-feira deixou o Estado gaúcho ontem e, nas primeiras horas desta quinta-feira, migrou para o oceano. Os gaúchos sofreram com ventos de até 80 Km/h em praticamente todo o Estado. Mas, na cidade de Rio Grande, localizada no Sul gaúcho, rajadas de 140 Km/h foram registradas — uma pessoa morreu ao ser atingida por uma árvore.

1,5 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica

Na manhã desta quinta-feira, 13, ainda segundo o MetSul, 1,5 milhão de pessoas estavam sem eletricidade no RS. Porém, na medida em que o ciclone se afasta do continente, o seu campo de vento intenso para a se concentrar sobre o Oceano Atlântico. Até sexta-feira, o fenômeno já deverá estar inteiramente sobre o mar.

A partir da tarde de hoje, espera-se aberturas de sol em alguns pontos, e chuva ou garoa em diversos municípios gaúchos. No PR e em SC chove em algumas regiões — mas as maiores precipitações serão registradas ainda no RS. Na metade Oeste gaúcha, o vento começará a diminuir; porém, na região Leste do Estado rajadas ainda podem ocorrer, inclusive na capital Porto Alegre.

Já em SC e PR rajadas extremas nos trechos de serra ainda serão registradas. De acordo com os meteorologistas, na região persiste a circulação ciclônica — que provoca os ventos fortes. Em SP e em pontos isolados no Estado do RJ e MG, rajadas de vento ainda são esperadas. Contudo, a partir de amanhã, o ciclone estará ainda mais longe do continente, sobre o Atlântico.

Leonardo Battocchio

Recent Posts

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

48 minutos ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

2 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

3 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

3 horas ago

Como tirar mancha de graxa da roupa com um ingrediente que você tem em casa

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…

3 horas ago

This website uses cookies.