Geral

DNIT aprova viabilidade de construção de EPI na região do bairro Serrano

Caxias do Sul deve cumprir mais uma etapa de implantação do SIM Caxias. Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou a construção de uma Estação Principal de Integração (EPI) na região do bairro Serrano. Um pedido de análise de intervenção no quilômetro 143 da BR-116, próximo a um posto de combustíveis, foi protocolado pela Diretoria Técnica da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) em julho deste ano, na Superintendência Regional do DNIT, em Vacaria.

Previsão é de que a nova EPI atenda cerca de 14 mil usuários do serviço diariamente. (Foto: Leonardo Portella/Divulgação)

O próximo passo do projeto é realizar um levantamento planialtimétrico da área, um estudo que detalha o terreno e as áreas próximas aos locais com exatidão. A análise também apresenta as medidas planas, ângulos e diferenças de nível. O local depende ainda de uma desapropriação de terreno de uma antiga concessionária desativada. Somente após esse procedimento será iniciado o projeto físico da estação, que contempla a implantação, estrutura e projeto arquitetônico da nova EPI.

O modelo proposto pela SMTTM é de uma estação de passagem, onde os ônibus do transporte coletivo seriam organizados de forma que os passageiros embarcariam e desembarcariam por meio de acessos na estação que dão diretamente nas portas de embarque dos ônibus – facilitando o sistema de troncalização do transporte coletivo. A SMTTM está avaliando quais linhas do transporte público serão beneficiadas com a nova estação, mas a previsão é de que atenda cerca de 14 mil usuários do serviço diariamente.

De acordo com o secretário Cristiano, a nova estação é importante para que menos ônibus circulem pela BR-116 e na área central da cidade, além de representar menos tempo de viagem aos usuários do serviço. “Essa troncalização proposta na nova EPI é fundamental para melhorar a frequência dos coletivos e reduzir o tempo de deslocamento dos moradores. Por consequência, também queremos atrair mais adeptos ao uso dos ônibus”, afirma.

Estão em análise ainda a necessidade de intervenções no entorno da nova estação, como reorganização dos equipamentos de sinalização, semáforos e obras complementares. A ampliação das estações de integração estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade – Médias Cidades, do Governo Federal, cujo município já captou R$ 8 milhões para investimentos. A nova EPI se junta às estações Imigrante e Floresta, que já estão em funcionamento.

Redação Leouve

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

7 minutos ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

40 minutos ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

60 minutos ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

1 hora ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

3 horas ago

This website uses cookies.