Foto: Divulgação / Fiscalização de Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, informou o balanço dos primeiros 30 dias das vistorias que a Fiscalização de Trânsito tem feito nos ônibus da Visate. O objetivo da ação é a redução do excesso de usuários nos ônibus, se adequando ao disposto no Decreto nº 20.855. A fiscalização ocorre diariamente para evitar contágio por coronavírus no município. Somente aos domingos é que não houve vistorias.
Os fiscais atuaram em 525 linhas nos 26 dias que compreenderam o primeiro mês da ação. O total de passageiros contabilizados nos ônibus foi de 68.540, sendo que haviam 974 pessoas em pé acima do total permitido. O excesso de passageiros em pé ficou em 1,42% do número total de usuários transportados. A SMTTM reitera que em nenhuma hipótese os usuários que estão acima do limite permitido são obrigados a desembarcarem dos ônibus.
A linha mais vistoriada foi a L02 – Salgado Filho / Ana Rech, que recebeu a visita dos fiscais em 15 dos 26 dias. A L73 – Coletora Leste foi o segundo trajeto mais vistoriado, com presença em 13 dias. As rotas com a maior incidência de excessos de usuários foram a L67 – São Caetano (117 pessoas), L85 – Nossa Senhora das Graças (109 pessoas) e L53 – Centenário (108 pessoas). A primeira teve a visita dos fiscais em 12 oportunidades, enquanto as duas últimas foram vistoriadas 10 vezes cada.
Vale registrar que em quatro sábados (25/04, 02/05, 09/05 e 23/05) e em uma sexta-feira (15/05) as vistorias não contabilizaram excesso de usuários em pé acima do teto permitido. A orientação é para que os passageiros permaneçam sentados nos veículos. Em ônibus com dois eixos (simples) o limite de usuários em pé é de 10 pessoas. Nos ônibus articulados, o máximo é de 15 pessoas. No caso de a Fiscalização de Trânsito flagrar excesso de passageiros em pé no veículo, a concessionária é avisada para que proporcione maior oferta de assentos, seja pelo acréscimo de ônibus na linha ou através da substituição de veículos simples por ônibus articulados.
O secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, afirma que os dados do primeiro mês foram muito bons. “O resultado é extremamente positivo, comprovando que o transporte público está de acordo com o estabelecido, preservando-se as condições sanitárias dos passageiros”. Também disse que as fiscalizações permanecerão por tempo indeterminado.
Aprenda os 5 cuidados essenciais com o crisântemo para manter suas flores vivas, coloridas e…
Ele estava foragido desde 2022 e tinha uma ordem de prisão em aberto pelo estupro…
Paramentar pediu a exoneração de todos os envolvidos no caso em Caxias do Sul
A sentença, assinada pelo juiz Rafael Farinatti Aymone, resultou da análise conjunta de quatro ações…
Trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis teve 102 quedas de barreira; DNIT investe R$ 700…
O fato resultou na morte de Sandra Letícia de Carli e deixou outras três pessoas…
This website uses cookies.