Geral

Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemocs destaca importância do ato e quem pode doar

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, é lembrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) celebra a data durante toda a semana do dia 23 ao dia 30 de novembro, convidando os caxienses a aderirem à corrente do bem para salvar vidas. Especialmente nesta semana, a comunidade está convidada a entrar em contato com o Hemocs e marcar um horário para fazer uma doação, que em poucos minutos é capaz de salvar até quatro vidas.

Em média cerca de 1,2 mil pessoas procuram o Hemocs todos os meses para doar, mas o Hemocs precisa ampliar esse número, já que cerca de 20% não conseguem efetivar a coleta por algum impedimento na triagem, como alterações na pressão arterial e anemias, que são os casos mais comuns. Para operar em situação de tranquilidade, o Hemocentro necessita que pelo menos 60 pessoas doem sangue por dia, de segunda a sábado.

O assistente social do Hemocs, Rafael Moreira, explica que a situação ficou muito precária nos últimos meses, devido a retomada das cirurgias eletivas e a diminuição do fluxo de doadores. Segundo ele, no mês de outubro o Hemocentro passou por uma das maiores crises de sangue já registradas na região, mas que os níveis foram restabelecidos com a realização de campanhas itinerantes nos municípios.

“Então nós tivemos esse ano, ali em setembro, outubro, a pior crise de hemocomponentes da história do hemocentro, de ter realmente duas ou três bolsas de sangue aqui, pra toda a região. Lembrando que a gente atende 49 municípios, aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, todos os leitos de SUS da região é nossa responsabilidade atender com aporte de sangue”, relata.

Atualmente, a demanda maior é pelo tipo O+, embora toda a ajuda seja bem-vinda. Rafael ressalta que os hemocomponentes do sangue possuem prazos de validade, por isso é muito importante que haja uma frequência de doações, ao invés de muitas doações em uma semana e poucas nas demais.

“O pessoal acha que porque hoje está bom não precisa vir amanhã. Os hemocomponentes eles tem uma validade específica, com uma doação a gente diz que salva quatro vidas né, é porque com uma bolsa de sangue, de uma doação, nós produzimos quatro hemocomponentes, que são subcomponentes do sangue. Um deles que é o concentrado de plaquetas dura 5 dias, e o concentrado de hemácias, que é a parte vermelha do sangue tem validade de 35 dias, então pra nós é preferível ter 20 doações ao longo de 5 dias do que 100 em um único dia, por causa dessa validade”, explica.

Agende sua doação:

  • Envie um WhatsApp para (54) 98418.8487 ou ligue para (54) 3290-4543 e 3290-4536.
  • O Hemocs atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.
  • Você também pode comparecer de forma espontânea.

Informações sobre a doação:

O doador deve:

• Apresentar documento oficial com foto;

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Pesar mais de 50 kg;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos devem apresentar a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável.

Antes da doação recomenda-se:

• Estar bem de saúde;

• Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;

• Não fumar duas horas antes da doação;

• Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h.

Intervalo para doações:

Mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.

Que fez a vacina contra a covid-19 pode doar, basta observar os intervalos necessários. Após fazer a vacina vacina Coronavac/Butantan, aguardar 48 horas para doar; e após fazer as vacinas Pfizer/BioNTech, Astrazeneca/Oxford/Fiocruz ou Janssen, aguardar sete dias.

Fernanda Tomás

Recent Posts

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

13 minutos ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

13 minutos ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

17 minutos ago

Misture limão e sal para deixar a pia brilhando sem esforço

Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…

22 minutos ago

4 dicas para manter o pau-d’água saudável em ambientes com pouca luz

Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…

36 minutos ago

3 erros que impedem a bela-emília de florescer por completo

Sua bela-emília não dá flores? Veja os 3 erros que travam a floração e aprenda…

42 minutos ago

This website uses cookies.