Geral

Dia da Virada Feminina acontece neste sábado em Bento Gonçalves

O Instituto Virada Feminina promove neste sábado (04) o 1° Dia da Virada Feminina de Bento Gonçalves. O evento tem como objetivo unir forças em prol da luta pelos direitos das mulheres, além de promover a causa animal em parceria com o projeto Por Mais Empatia. Na programação haverá Feira de Adoção de Animais, Feira do Conhecimento com a presença de personalidades femininas falando de suas conquistas, Feira do Empreendedorismo Feminino onde 30 mulheres apresentarão seus serviços, além de palestras e atrações artísticas. A entrada é gratuita e as atividades acontecem na Rua Coberta, das 13h às 18h30.

O Virada Feminina de Bento Gonçalves foi lançado no dia 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher. O projeto nacional tem o intuito de unir forças em prol do empoderamento feminino. Em Bento, o Instituto foi trazido pela advogada e hoje presidente do movimento, Bruna Marin Rossatto. Segundo ela, após o resultado das eleições municipais, onde nenhuma mulher foi eleita, sentiu a necessidade de unir forças para mudar este cenário. “Somos uma associação de mulheres, homens e entidades que querem dar voz e vez às mulheres. As ações são de fato voltadas para a efetividade. Eu acredito que a discussão é importante, mas nós precisamos ser mais ativas. Mais efetivas dentro da sociedade”, comentou.

Em nove meses de atuação no município, o Virada Feminina já comemora uma importante vitória na luta feminina. Através da mobilização do Instituto, foi protocolado na Câmara de Vereadores um projeto de lei contra o machismo, a ser aplicado nas escolas. De acordo com Bruna, o projeto visa criar diretrizes para desenvolver ações que visem a valorização das mulheres e das meninas, além da prevenção à violência doméstica. “A ideia é promover a capacitação de trabalhadores da educação; promover campanhas educativas; realizar debates e reflexões, entre outros aspectos. As ações deverão ter como foco as instituições de ensino públicas e privadas, a fim de levar a conscientização sobre o tema desde as séries iniciais”, explicou.

O Instituto trabalha em cima de cinco eixos principais: Capacitação Técnica (cursos que desenvolvam habilidades das mulheres), Violência Doméstica (ações que coíbam a violência contra as mulheres), Empreendedorismo (ações que estimulem e auxiliem o empreendedorismo feminino para o efetivo empoderamento), Política (ações que estimulem e capacitem as mulheres para cargos políticos e de poder) e Oportunidade/paridade (união de homens e mulheres na busca de mais oportunidades e paridade).

Mais informações sobre o Instituto e suas ações estão disponíveis no Instagram: @viradafemininabg

Patricia Larentis

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 25 de abril: O céu pede leveza e desapego

Nesta sexta-feira, a influência da Lua minguante convida à introspecção, à organização emocional e ao…

2 horas ago

Pré-romarias ao Santuário de Caravaggio iniciam neste sábado (26), em Farroupilha

Primeiro final de semana marca a 11ª romaria dos motorhomes e 18ª romaria dos caminhoneiros

2 horas ago

Após reunião com Prefeitura de Caxias do Sul, servidores irão paralisar atividades em maio

Categoria rejeitou nova proposta entregue, servidores estarão em operação padrão até 16 de maio, quando…

3 horas ago

Audiência pública apresenta diagnóstico do plano de gestão do Vale dos Vinhedos nesta quinta (24)

Reunião vai detalhar etapa atual do Plan-Vale, que propõe equilibrar desenvolvimento, preservação ambiental e identidade…

4 horas ago

Evento sobre mentalidade estratégica para negócios será sediado em Caxias do Sul

DNA Connect Serra Gaúcha pretende potencializar networking e inteligência de mercado

4 horas ago

Responsável por ponto de tráfico de drogas é presa no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul

A Brigada Militar prendeu uma mulher por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Eldorado, em…

5 horas ago

This website uses cookies.