Geral

Detalhes da ação que resgatou adolescente sequestrado em Caxias do Sul são divulgados pela polícia

A polícia divulgou, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10), detalhes da ação que resgatou com sucesso o adolescente sequestrado em Caxias do Sul. Estiveram presentes o secretário estadual de Segurança, Sandro Caron, o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, entre outros representantes regionais das autoridades. A reunião ocorreu na sede do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Os órgãos compreendem como concluída a primeira fase (resgate da vítima) de resposta ao crime. Até o momento, um homem foi preso e um veículo GM Celta, utilizado para cometer o sequestro, foi apreendido. Agora, o foco está na captura dos outros dois suspeitos de envolvimento no rapto, que fugiram após a polícia deflagrar o cativeiro em que o jovem foi aprisionado, na comunidade de São Bráz. O Batalhão de Choque faz cerco e buscas na região. Simultaneamente, prosseguem as investigações.

O secretário Caron começou as manifestações agradecendo e exaltando o empenho dos integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, delegacias e setores de inteligência, que atuaram de forma integrada e com compartilhamento contínuo de informações.

“Foi um caso clássico de extorsão mediante sequestro, e essa resposta rápida e efetiva [da polícia] deixa claro que não há espaço para este tipo de crime no Rio Grande do Sul. Pois, em aproximadamente 12 horas, as forças de segurança conseguiram resgatar a vítima e realizar a prisão de um dos indivíduos. […] É um caso que pode ser usado como modelo de integração em qualquer manual de ação policial”, introduziu.

O chefe da Polícia Civil, Fernando Sodré, destacou a atuação da corporação na investigação do caso. Ele ressaltou que dois homens, que estavam em um GM Celta cor prata, teriam abordado o micro-ônibus e raptado o adolescente de 14 anos por volta das 6h40min de quinta-feira (9).

“Tudo indica, e estamos apurando, que esse fato havia sido premeditado, porque era o dia do aniversário do rapaz”, apontou.

Durante a tarde, o Celta foi localizado com rodas e placas trocadas, em Fazenda Souza. Segundo Sodré, após o proprietário do carro ser identificado e preso, foi descoberto o endereço do cativeiro. Dois criminosos armados mantinham o estudante preso, e conseguiram fugir antes da chegada da polícia. O estudante foi libertado pelos agentes às 19h10min.

“As equipes, tanto da Brigada Militar quanto da Polícia Civil, se deslocaram ao local e, juntas, estouraram o cativeiro e resgataram a vítima sem ferimentos e riscos. Agora, a investigação continua para identificar outras pessoas envolvidas neste fato criminoso”, complementou Sodré.

Pontos elucidados pela polícia

  • Num primeiro momento não houve pedido de resgate. No fim da tarde, os criminosos contataram a família, por telefone, solicitando R$ 100 mil pela liberação do adolescente. Não houve resposta ao pedido, uma vez que, poucos momentos depois, o cativeiro foi deflagrado.
  • Dados preliminares da investigação apontam que os suspeitos monitoravam a vítima e a família para fazer a ação criminosa. Um dos homens morava perto de onde a família tem um estabelecimento comercial.
  • Por enquanto, o fato é tratado como pontual e isolado, sem maiores envolvimentos com organizações criminosas, por exemplo.
  • O GM Celta foi alugado para a realização do crime. A polícia investiga se quem fez a locação teve envolvimento.
  • O adolescente não foi ferido em nenhum momento. No cativeiro, ele permaneceu vigiado por dois homens armados com pistolas (que estão sendo procurados). Ele também não foi amarrado, acorrentado, etc.
  • Equipamentos de videomonitoramento, tanto de ruas e rodovias, como de casas e empresas, auxiliaram na identificação do trajeto percorrido pelos criminosos.

Assista a íntegra da coletiva

 

Luca Roth

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

35 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

1 hora ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

3 horas ago

This website uses cookies.