Descarte irregular de lixo é flagrado em Caxias do Sul (Foto: Semma/Divulgação)
Dois infratores foram flagrados realizando o descarte irregular de lixo em Caxias do Sul. A ação foi capturada por meio de armadilhas fotográficas para animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), mas o local não foi divulgado. Caso seja configurado como crime ambiental, eles podem pegar até cinco anos de prisão.
Conforme a pasta, a multa para tal crime pode varia de 50 a um milhão de VRMs (Valor de Referência Municipal), com o valor mínimo aplicado de R$ 2 mil, sendo prevista na Lei Municipal 376/2010. Isso, claro, considerando-se que não haja efeito cumulativo com enquadramento em outros artigos da legislação ambiental, o que pode multiplicar várias vezes o valor da conta. Uma medida inicialmente educativa, como destaca o titular da pasta.
“A lei tem de ter efeito educativo. A população tem de se sentir inibida a descartar o resíduo. O objetivo não é a arrecadação e, sim, a conscientização”, afirmou o titular da Semma, João Uez.
Uez também destacou que a região deste flagra possui coleta irregular de lixo. “A Codeca faz o recolhimento dos resíduos, mas a população também precisa colaborar para que essa prática inadequada não traga prejuízos à natureza nem à saúde da população. Nosso objetivo, através dessa ação, é reforçar a necessidade de cuidar de onde vivemos, descartando lixo no local correto, cuidando da natureza e da zeladoria da cidade”. Ainda assim, é esperado que a Codeca faz a limpeza deste local ainda nesta semana.
Dessa forma, as câmeras utilizadas para flagrar este descarte irregular são posicionadas em locais estratégicos e que não são informados à comunidade. Com as imagens obtidas pela Semma, os infratores flagrados contribuindo para a degradação urbana e ambiental do município estão sujeitos também a perder a condição de réu primário perante à justiça.
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante
Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.
Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino
This website uses cookies.