Bento Gonçalves

Denúncias de assédio a crianças em ônibus e em saída de escola mobilizam redes

Denúncias de assédio a crianças em ônibus e em saída de escola mobilizam redes


Pelo menos dois fatos relatados hoje em redes sociais de moradores de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves e disseminados em grupos que acompanham o cotidiano das cidades em aplicativos denunciaram o assédio de homens a crianças que teria ocorrido nas duas cidades nesta quinta-feira, dia 22. Em um dos casos, um homem teria sido expulso de um ônibus por assediar uma menina de 10 anos. No outro, uma menina de 11 anos teria sofrido a abordagem de um homem em um carro prata na saída da escola. O assunto viralizou nas redes no mesmo dia em que a comunidade serrana se despedia da menina Naiara em Caxias, consternada pelo desfecho trágico do desaparecimento da criança de 7 anos.

(Fotos: reprodução)

De acordo com os relatos, o primeiro caso ocorreu por volta do meio-dia, quando uma menina de 11 anos teria sido assediada por um homem de cabelos castanhos e curtos em um carro prata, que ofereceu biscoitos para a criança, que voltava da Escola Municipal Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no bairro Fátima, em Caxias. A menina teria fugido correndo em direção a sua casa e o homem desistiu.

O assunto repercutiu porque outros relatos foram se somando, indicando que este seria o quinto episódio dessa natureza ocorrido no bairro nas últimas semanas. Em um deles, um parente da menina escreveu: “Eu humildemente peço a atenção dos pais e dos professores”.

Em Bento, o caso envolve um homem, perto dos 30 anos, que teria sido expulso de um ônibus que fazia a linha Centro-Santa Helena por volta das 15h30min, depois de assediar uma menina de 10 anos. Segundo as testemunhas, o homem entrou no coletivo e sentou no fundo do carro, ao lado da menina, e teria perguntado se a menina estava com frio, segurado sua mão e acariciado uma das pernas da criança, que reagiu afastando a mão do homem.

Conforme os relatos, uma passageira notou que algo parecia errado, e percebeu que a criança estava muito assustada e que o homem insistia em colocar a mão em sua perna e interveio, gritando com o homem e chamando a atenção de outras mulheres no ônibus, que tiraram fotos dele e ameaçaram chamar a polícia. O homem conseguiu descer do ônibus e escapou.

Em uma das postagens, na rede social de uma empresária da cidade, a informação era que a “mulherada se uniu e fez ele descer do ônibus”. Outro relato apontou que o homem aproveitou que um passageiro desceu e fugiu. Outros ainda chegaram a questionar se a postura do motorista não deveria ser parar o ônibus e chamar a polícia.

Além disso, alguns internautas identificaram o homem, afirmando que ele costuma pedir doações de roupas e calçados, sempre com uma criança junto, nas imediações do bairro Santa Helena. As imagens do suposto abusador ganharam as redes sociais e foram repassadas aos pais da menina, que devem registrar a ocorrência.