Geral

Denise Pessôa assume como presidenta da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

A vereadora Denise Pessôa/PT assumiu o comando da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, dia 3, tornando-se a terceira mulher a liderar a Casa em 129 anos do poder Legislativo na cidade. Juntamente com ela, foram empossados para integrar a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB, Xuxa (2º secretário).

Em seu pronunciamento de posse, Denise iniciou com voz embargada porque as primeiras menções foram em agradecimento a Deus; à família, com destaque ao filho Eduardo (quatro anos) e aos pais (Benta e Oscar); a correligionários; e a amigos presentes na plateia, como a ex-vice-prefeita Marisa Formolo Dalla Vecchia, e a outros que já partiram, como o padre Roque Grazziotin e Geci Prates. Na sequência, defendeu o reencontro da Casa com a sociedade após o impacto da pandemia da Covid-19, que arrefeceu com a vacinação das pessoas em grande escala.

“O poder Legislativo precisa acompanhar o movimento da sociedade. É preciso que nos aproximamos dos moradores”, afirmou. Nesse sentido, a presidenta defendeu a volta do projeto Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu de 2010 a 2019, viabilizando o contato direto dos vereadores com a comunidade, por meio de reuniões em distintas regiões, tendo como propósito ouvir e encaminhar reivindicações da população.

Ainda com o objetivo de estreitar laços com os cidadãos e cidadãs, Denise propõe a implantação do projeto “A Casa é sua”. A ideia básica é estimular o envolvimento e a presença de entidades, escolas e instituições no cotidiano da Câmara.

Outros dois pontos da plataforma de ação da petista envolvem a modernização da Casa, dando sequência a movimentos já feitos por gestões anteriores; e a comunicação. Em reforço à transparência parlamentar e à criação de espaços de visibilidade social, Denise antecipou dar continuidade aos processos para obtenção da TV Câmara em sinal aberto e da Rádio Câmara. Em relação ao convívio entre diferentes poderes, garantiu que o Parlamento exercerá sua independência, mas de forma harmônica com o Executivo, atuando em sintonia com as demandas da sociedade. Também citou o Papa Francisco, valorizando o diálogo para a construção de pontes e vínculos entre as pessoas. “Vivemos novos ares para a democracia. Hoje é um dia de felicidade, mas também de responsabilidade”, considerou a nova presidenta.

A luta por mais espaço político às mulheres foi ratificada por Denise, que fez questão de valorizar a presença da vereadora Tatiane Frizzo na 1ª vice-presidência. Conforme a petista, é um marco ter a maior composição feminina até hoje registrada no comando da Casa, com duas mulheres nos principais postos da Mesa. Antes de Denise, as duas mulheres que estiveram na presidência foram a pedetista Rachel Grazziotin (1985 – 1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012) (ambas in memoriam).

Mesa Diretora 2021 e Executivo

Denise recebeu o cargo das mãos do presidente da Casa em 2021, vereador Velocino Uez/PTB, que também repassou à petista o Relatório Final da Mesa Diretora 2021. Além de Uez, participaram da Mesa no ano passado: Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS (1º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (2º vice-presidente), Marisol Santos/PSDB (1ª secretária) e Felipe Gremelmaier/MDB (2º secretário).

Em seu discurso de despedida, Uez agradeceu a todos que o auxiliaram no trabalho à frente do Parlamento, em um ano em que a pandemia do coronavírus prosseguiu, embora amenizada pela vacinação. “A população, em meio a tantas dificuldades decorrentes da covid-19, soube entender e incentivar nosso trabalho. Sou grato a todos os moradores, tanto do interior quanto da cidade, por me ajudarem no desafio de comandar esta Casa tão promissora”, salientou. O petebista desejou felicidade e sucesso para a nova gestão, da qual faz parte.

Logo após a manifestação de Uez e antes do discurso de Denise, foi o prefeito Adiló Didomenico/PSDB que ocupou a tribuna para cumprimentar o novo comando da Casa. Agradeceu ao Parlamento pelo trabalho e pela aprovação de 96 projetos dos 101 que o Executivo protocolou em 2021. Para este ano, diante das condições climáticas que se acenam não muito favoráveis, principalmente em razão da atual carência de chuva, prevê dificuldades, mas espera o apoio da nova Mesa Diretora no que for necessário para a população.

O prefeito Adiló Didomenico, em seu discurso, saudou a composição da Mesa Diretora deste ano, além de destacar a importância de se trabalhar em conjunto e com maturidade para realizar as demandas da cidade. “Minhas saudações à nova Mesa Diretora presidida pela vereadora Denise Pessôa, que, com capacidade e reconhecimento, fez uma boa composição dos membros. Prestigio a forma com que o Legislativo vem trabalhando de forma independente, mas com bom relacionamento com o Executivo. É um momento de respeito entre os poderes para que juntos possamos construir as melhores soluções para Caxias do Sul”, assinalou o prefeito, que ainda se recupera de uma cirurgia na coluna.

A grande maioria do secretariado municipal compareceu à solenidade. Também estiveram presentes os deputados estaduais Pepe Vargas/PT e Neri, O Carteiro/Solidariedade, além de diversas lideranças comunitárias e políticas.

MESA DIRETORA 2022:
Presidenta: Vereadora Denise da Silva Pessôa/PT
1ª Vice-presidente: Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
2º Vice-presidente: Vereador Velocino João Uez/PTB
1º Secretário: Vereador José Pascual Dambrós/ PSB
2º Secretário: Vereador Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa)

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Em dois anos de operações, CSG já investiu quase R$ 300 mi em melhorias nas rodovias da Serra e do Vale do Caí

Do ponto de vista econômico, a empresa destinou mais de R$ 50 milhões em impostos…

7 minutos ago

Como cultivar dracena sem excesso de água com 4 passos simples

Veja como cultivar dracena sem excesso de água em 4 passos simples e evite folhas…

8 minutos ago

MPRS ouvirá vítimas já identificadas do ‘predador sexual de Taquara’

O atendimento vai acontecer à medida que os expedientes forem encaminhados ao MPRS

18 minutos ago

3 problemas que travam o crescimento do coentro e como resolver

Coentro parou de crescer? Veja 3 causas comuns e aprenda como estimular o crescimento do…

23 minutos ago

Foragido que estuprou adolescente em assentamento no RS é preso em Caxias do Sul

O condenado recebeu pena de 12 anos de reclusão e fugiu em março deste ano

33 minutos ago

Cerca de 200 mil exames laboratoriais não foram retirados no CES em Caxias do Sul

O número representa de 15 a 20% dos exames realizados no serviço

1 hora ago

This website uses cookies.