Crédito: Gabriel Lain
A vereadora Denise Pessôa/PT assumiu o comando da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, dia 3, tornando-se a terceira mulher a liderar a Casa em 129 anos do poder Legislativo na cidade. Juntamente com ela, foram empossados para integrar a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB, Xuxa (2º secretário).
Em seu pronunciamento de posse, Denise iniciou com voz embargada porque as primeiras menções foram em agradecimento a Deus; à família, com destaque ao filho Eduardo (quatro anos) e aos pais (Benta e Oscar); a correligionários; e a amigos presentes na plateia, como a ex-vice-prefeita Marisa Formolo Dalla Vecchia, e a outros que já partiram, como o padre Roque Grazziotin e Geci Prates. Na sequência, defendeu o reencontro da Casa com a sociedade após o impacto da pandemia da Covid-19, que arrefeceu com a vacinação das pessoas em grande escala.
“O poder Legislativo precisa acompanhar o movimento da sociedade. É preciso que nos aproximamos dos moradores”, afirmou. Nesse sentido, a presidenta defendeu a volta do projeto Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu de 2010 a 2019, viabilizando o contato direto dos vereadores com a comunidade, por meio de reuniões em distintas regiões, tendo como propósito ouvir e encaminhar reivindicações da população.
Ainda com o objetivo de estreitar laços com os cidadãos e cidadãs, Denise propõe a implantação do projeto “A Casa é sua”. A ideia básica é estimular o envolvimento e a presença de entidades, escolas e instituições no cotidiano da Câmara.
Outros dois pontos da plataforma de ação da petista envolvem a modernização da Casa, dando sequência a movimentos já feitos por gestões anteriores; e a comunicação. Em reforço à transparência parlamentar e à criação de espaços de visibilidade social, Denise antecipou dar continuidade aos processos para obtenção da TV Câmara em sinal aberto e da Rádio Câmara. Em relação ao convívio entre diferentes poderes, garantiu que o Parlamento exercerá sua independência, mas de forma harmônica com o Executivo, atuando em sintonia com as demandas da sociedade. Também citou o Papa Francisco, valorizando o diálogo para a construção de pontes e vínculos entre as pessoas. “Vivemos novos ares para a democracia. Hoje é um dia de felicidade, mas também de responsabilidade”, considerou a nova presidenta.
A luta por mais espaço político às mulheres foi ratificada por Denise, que fez questão de valorizar a presença da vereadora Tatiane Frizzo na 1ª vice-presidência. Conforme a petista, é um marco ter a maior composição feminina até hoje registrada no comando da Casa, com duas mulheres nos principais postos da Mesa. Antes de Denise, as duas mulheres que estiveram na presidência foram a pedetista Rachel Grazziotin (1985 – 1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012) (ambas in memoriam).
Mesa Diretora 2021 e Executivo
Denise recebeu o cargo das mãos do presidente da Casa em 2021, vereador Velocino Uez/PTB, que também repassou à petista o Relatório Final da Mesa Diretora 2021. Além de Uez, participaram da Mesa no ano passado: Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS (1º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (2º vice-presidente), Marisol Santos/PSDB (1ª secretária) e Felipe Gremelmaier/MDB (2º secretário).
Em seu discurso de despedida, Uez agradeceu a todos que o auxiliaram no trabalho à frente do Parlamento, em um ano em que a pandemia do coronavírus prosseguiu, embora amenizada pela vacinação. “A população, em meio a tantas dificuldades decorrentes da covid-19, soube entender e incentivar nosso trabalho. Sou grato a todos os moradores, tanto do interior quanto da cidade, por me ajudarem no desafio de comandar esta Casa tão promissora”, salientou. O petebista desejou felicidade e sucesso para a nova gestão, da qual faz parte.
Logo após a manifestação de Uez e antes do discurso de Denise, foi o prefeito Adiló Didomenico/PSDB que ocupou a tribuna para cumprimentar o novo comando da Casa. Agradeceu ao Parlamento pelo trabalho e pela aprovação de 96 projetos dos 101 que o Executivo protocolou em 2021. Para este ano, diante das condições climáticas que se acenam não muito favoráveis, principalmente em razão da atual carência de chuva, prevê dificuldades, mas espera o apoio da nova Mesa Diretora no que for necessário para a população.
O prefeito Adiló Didomenico, em seu discurso, saudou a composição da Mesa Diretora deste ano, além de destacar a importância de se trabalhar em conjunto e com maturidade para realizar as demandas da cidade. “Minhas saudações à nova Mesa Diretora presidida pela vereadora Denise Pessôa, que, com capacidade e reconhecimento, fez uma boa composição dos membros. Prestigio a forma com que o Legislativo vem trabalhando de forma independente, mas com bom relacionamento com o Executivo. É um momento de respeito entre os poderes para que juntos possamos construir as melhores soluções para Caxias do Sul”, assinalou o prefeito, que ainda se recupera de uma cirurgia na coluna.
A grande maioria do secretariado municipal compareceu à solenidade. Também estiveram presentes os deputados estaduais Pepe Vargas/PT e Neri, O Carteiro/Solidariedade, além de diversas lideranças comunitárias e políticas.
MESA DIRETORA 2022:
Presidenta: Vereadora Denise da Silva Pessôa/PT
1ª Vice-presidente: Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
2º Vice-presidente: Vereador Velocino João Uez/PTB
1º Secretário: Vereador José Pascual Dambrós/ PSB
2º Secretário: Vereador Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa)
Do ponto de vista econômico, a empresa destinou mais de R$ 50 milhões em impostos…
Veja como cultivar dracena sem excesso de água em 4 passos simples e evite folhas…
O atendimento vai acontecer à medida que os expedientes forem encaminhados ao MPRS
Coentro parou de crescer? Veja 3 causas comuns e aprenda como estimular o crescimento do…
O condenado recebeu pena de 12 anos de reclusão e fugiu em março deste ano
O número representa de 15 a 20% dos exames realizados no serviço
This website uses cookies.