Foto: Arquivo Leouve
Ao longo do primeiro semestre de 2023 a Polícia Civil de Farroupilha realizou algumas operações que exigiram um trabalho mais minucioso de investigação. Algumas delas ganharam grande repercussão, dos quais podem ser citados como maior relevância a investigação do caso da idosa que foi morta e violentada em um brechó no centro da cidade, a conclusão do caso envolvendo a morte de José Dougokenski, além da situação de maus tratos no lar de idosos do bairro Pio X.
A reportagem do Grupo RSCOM procurou o delegado de Farroupilha, Ederson Bilhan, para tratar destes casos. Ele começou citando a morte de Ana Diva Chaves da Silva, de 64 anos, ela que também foi violentada dentro de seu brechó, na área Central de Farroupilha:
“Em março tivemos um homicídio, onde uma idosa foi executada dentro de um brechó no centro da cidade. Foi um trabalho minucioso de investigação, e pouco mais de uma semana depois nós estávamos com o fato elucidado e o criminosos preso. A investigação ocorreu a partir do conhecimento do fato e diversas atividades de investigação foram desenvolvidas. Análises de imagem, através da quebra de sigilo telemático até que se descobriu quem era o suspeito. Foi pedida a prisão e deferida pelo judiciário e o indivíduo foi preso em Santana do Livramento, visto que ele teria evadido para aquela cidade logo após o fato”, explicou Bilhan.
Em seguida ele relembrou a elucidação da morte de José Dougokenski. O homem foi encontrado morto em fevereiro de 2007 no interior de Farroupilha. Inicialmente seu caso foi concluído como suicídio, porém após a retomada das investigações, a conclusão foi diferente da primeira:
“Tivemos também a elucidação da morte de José Dougokesnki, 17 anos após o fato em razão de um pedido da abertura da investigação que o Poder Judiciário nos passou. Depois de uma extensa e minuciosa investigação a gente concluiu que tinha indícios de autoria da Alexandra Dougokenski, esposa dele na época, seria a principal suspeita, porém ela não foi indiciada visto que incidiu a prescrição. Em razão do tempo o Estado perdeu o direito de punir”, frisou.
Outra situação que chamou bastante atenção do povo farroupilhense foi o caso do Lar de Idosos do bairro Pio X, este que foi investigado por maus tratos e culminou com a remoção de oito idosos do local.
“Uma situação bem delicada com indícios de maus tratos em idosos, em um Lar de Idosos no bairro Pio X, onde após diligências e investigações foi feita uma ação no local onde se constatou indícios de maus tratos pela privação alimentar. No local foi acionado o Ministério Público, os órgãos municipais de saúde e assistência que constataram essa situação e os idosos remanejados”, detalhou o delegado.
Rotineiramente a Polícia Civil também tem trabalhado para coagir os diversos golpes que são aplicados nos dias de hoje. Os mais comuns são o Golpe do Pix e o Golpe dos Nudes. Ederson Bilhan falou também sobre este tipo de investigação:
“Destaco o Golpe do Pix onde pessoas inventam uma história qualquer, seja para vender um produto ou um serviço. Oferecem produtos como se fossem de empresas e solicitam pix para ‘contas laranjas’, então cabe atenção da população em geral, sempre quando for fazer qualquer pagamento via pix, para quem quer que seja, observe o destinatário antes de confirmar a transação”.
Para evitar situações dessa natureza, a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Gestão e Governo em parceria com o PROCON e a Polícia Civil, desenvolveram a Cartilha Contra Golpes voltada para alertar e orientar a população.
Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…
Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…
Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…
Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
This website uses cookies.