Geral

Delegado da Polícia Civil comenta sobre destino das drogas apreendidas em Farroupilha

O delegado da Polícia Civil e titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Farroupilha, Ederson Bilhan, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM sobre a destinação dada para materiais ilícitos que são apreendidos em ações tanto da Polícia Civil quanto das demais forças de segurança como a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar na cidade.

Bilhan explicou que todo o material apreendido é, em um primeiro momento, retido na própria Delegacia de Polícia da cidade onde foi feita a operação policial. Ele salienta porém, que cada material tem uma destinação especifica.

Com relação aos entorpecentes, ele explicou que todo material é encaminhado para o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em Porto Alegre. Lá, quando há uma quantidade julgada considerável, são solicitadas autorizações judiciais e, posteriormente, é feita a incineração da droga.

Já sobre as armas de fogo, o Delegado salientou que há pouco tempo elas passaram a ter um tratamento diferenciados dos demais materiais.

“Elas [armas] ficam remetidas para a o Instituto Geral de Perícias e ficam em uma central de custódia onde ficam a disposição da Justiça. Após o final do processo, se não há o interesse investigativo, elas são encaminhadas para a central do Exército para a destruição. Os demais, seguem um fluxo diferente para cada um. Aqui em Farroupilha temos um acordo com o Ministério Público e com o Poder Judiciário que elementos que não tem interesse de investigação são restituídos ou destruídos, o que ocorre em sua grande maioria por serem produtos ilícitos”, disse.

DINHERO E TRANSPORTE

Com relação ao dinheiro que é apreendido, Bilhan explica que os valores vão para um conta judiciária vinculada ao processo e ao final, dependendo da condenação, ele é destinado para a União, em um fundo, usado para ressarcir a vítima, ou ainda para custear o processo.

Os chamados bens com valores agregados, como carros por exemplo, são levados aos pátios conveniados. Existe uma Lei que permite, em determinadas circunstâncias, a utilização destes de forma provisória ou definitiva pelos órgãos de segurança. É o caso da Delegacia de Farroupilha, que possuí veículos que foram apreendidos em operações recentes.

O Delegado também falou sobre os cuidados tomados pela Polícia Civil para o transporte do material entre os departamentos competentes.

“Existe um cuidado bem peculiar. Tanto no armazenamento, que sai da delegacia com pesagem, identificação, e guias para que os policiais possam fazer esse transporte com segurança. Caso haja uma fiscalização, os policiais terão como comprovar que a droga está sendo destinada a um departamento para fins de destruição com a documentação oriunda da Delegacia de origem”.

Este procedimento também é utilizado para todo e qualquer transporte que é feito de material ilícito para fora da delegacia de origem.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

5 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

6 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

6 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

7 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

7 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

7 horas ago

This website uses cookies.