Foto: Gisele Nozari
Prestes a presenciar o maior evento esportivo que a cidade já recebeu, sendo primeira na América Latina a sediar uma Surdolimpíada, Caxias do Sul, celebra a representatividade local na delegação brasileira. Seis surdoatletas caxienses e um santa-mariense, que reside no Município há quase uma década, competirão nas modalidades de basquetebol feminino e masculino, e também no tiro esportivo feminino. Além dos competidores, 28 profissionais, dentre técnicos, médicos, fisioterapeutas, intérpretes e preparadores físicos locais, estão escalados para atuar na seleção brasileira. Até o momento, 134 voluntários da cidade estão envolvidos no evento.
Confira o perfil dos atletas de Caxias do Sul que competirão na 24ª Surdolimpíadas de Verão:
Nome: Andressa Teles de Oliveira
Idade: 28 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Basquetebol feminino
Sobre a atleta: Residente de Caxias do Sul, Andressa joga basquete desde a infância, e conta que é uma emoção muito grande poder participar de um evento esportivo como as Surdolimpídas. “Por ser a estreia do basquete feminino na competição, estou muito focada. Já participei de outras competições como os Jogos Pan-Americanos, mas uma competição a nível mundial, é a primeira vez. É uma competição na minha cidade, isso é um orgulho maior ainda”.
Nome: Ketlim Janaina de Moraes Rodrigues
Idade: 31 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Basquetebol feminino
Sobre a atleta: Joga basquete há quatro meses.
Nome: Laura Backendorf Andreazza
Idade: 19 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Basquetebol feminino
Sobre a atleta: Moradora de Caxias, Laura conta que começou a jogar basquete ainda criança. “Nunca tive a oportunidade de acompanhar uma Surdolimpída, e poder participar desta competição oficialmente, é muita felicidade!”.
Nome: Levi Ribeiro da Silva Brittes
Idade: 18 anos
Naturalidade: Santa Maria – RS
Modalidade: Basquetebol masculino
Sobre o atleta: Residente de Caxias do Sul há quase uma década, Levi joga basquete há seis anos, e conta que representar o Brasil em uma competição é um sonho que se torna realidade. “O basquete pra mim significa tudo! É onde eu esqueço todos os meus problemas, eu simplesmente amo o basquete. É uma honra representar Brasil nessa Deaflympics!”.
Nome: Mariana Menegotto Cassina
Idade: 41 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Tiro Esportivo feminino
Sobre a atleta: Praticante da modalidade desde a infância, Mariana não esconde a alegria de ser a primeira representante feminina do Brasil na modalidade de Tiro Esportivo. “Além disso, pelo fato de ter nascido na cidade que sediará os Jogos, a expectativa é ainda maior! Sei que a responsabilidade é grande, pois estarei competindo com atletas que já possuem mais experiência e que já disputaram outras Deaflympics. Mas estou muito feliz!”.
Nome: Marina Carvalho de Castilhos
Idade: 19 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Basquetebol feminino
Sobre a atleta: Joga basquete há um ano, e conta o que mais gosta no esporte é a união. “Faz bem para o coração! Nunca imaginei participar de uma Surdolimpíadas. Estou muito feliz!”.
Nome: Morgana Gentlin Camargo
Idade: 30 anos
Naturalidade: Caxias do Sul
Modalidade: Basquetebol feminino
Sobre a atleta: Competitiva, Morgana, que começou a jogar basquete durante a infância, e afirma que seu objetivo é a medalha. “Quero representar o meu país e conseguir esta medalha! É a primeira vez do basquete feminino na competição. Essa representatividade é muito poderosa. É a minha bandeira!”.
No total, a seleção brasileira é composta por 199 surdoatletas, sendo 110 homens e 89 mulheres. Dentre esses, 45 surdoatletas são do Rio Grande do Sul. Somando os 38 integrantes de comissões técnicas, a delegação brasileira terá 237 pessoas. A competição que segue até o dia 15 de maio, tem programação completa no site https://www.deaflympics2021.com/pt/results/ .A solenidade de abertura oficial da 24ª Surdolimpídas de Verão, ocorre no domingo 1º de maio, às 18h,
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante
Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.
Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino
This website uses cookies.