Geral

Defesa Civil de Lajeado recomenda que famílias permaneçam em abrigos devido a novo alerta de enchente para esta semana

Após a divulgação de um novo alerta de enchente para a região, pela Defesa Civil do Estado, a Prefeitura de Lajeado precisou suspender os planos de começar o processo de realocação dos flagelados que estão nos abrigos públicos para suas casas. O comunicado foi emitido nesta segunda-feira (20) e alerta para a chuvas intensas e possibilidade de temporais, com potencial para transbordamento do Rio Taquari e seus afluentes. A previsão é válida para estas terça (21) e quarta-feira (22).

“Estávamos com planos de começar a disponibilizar os caminhões para levar as famílias de volta pra casa a partir desta segunda-feira (21). Porém, depois do alerta, decidimos suspender este processo. Vamos aguardar a conformação desse alerta para decidir o que faremos”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz.

De acordo com Queiroz, as cerca de 700 pessoas flageladas pela enchente dos dias 17 e 18 de novembro, e que estão em abrigos públicos (Parque do Imigrante e ginásio do Bairro Conservas), não são obrigadas a permanecer nas instalações oferecidas pela prefeitura.

“As pessoas não são obrigadas a ficar, mesmo diante do alerta. Porém, se decidirem voltar pra casa neste momento, sem a recomendação da Defesa Civil, não contarão com o apoio logístico da prefeitura, ou seja, terão que custear o transporte de seus pertences com recursos próprios e não contarão com os caminhões da prefeitura. Sei que aqui (Parque do Imigrante) não é nenhum hotel cinco estrelas, mas, pelo menos, as pessoas têm algum conforto e estão livres dos perigos da enchente”, comenta.

Foto: Luís Fernando Wagner / Reprodução

Até o momento, conforme a Defesa Civil, nenhuma família voltou para casa. “Todas as pessoas que buscaram abrigo, seja no Parque do Imigrante ou no ginásio do Conservas, permanecem nos locais. Algumas têm ido até em casa para avaliar a situação e começar a limpeza.”

Em Lajeado, 218 famílias estão alocadas nos pavilhões do Parque do Imigrante, além de 20 famílias no ginásio do Bairro Conservas e na Comunidade Católica do bairro.

Fonte: Rádio Independente

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Farrapos goleia Colonos e se classifica para as semifinais do Gaúcho de Rugby

Comandado por treinador auxiliar, time de Bento Gonçalves vence por 96 a 0 e garante…

14 minutos ago

Motociclista sofre fratura após acidente no Centro de Farroupilha

Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça

1 hora ago

Homem desaparece em Farroupilha e família busca informações

Segundo relato da mãe, jovem seria caseiro, com estatura forte. Ele estaria vestindo uma bermuda…

1 hora ago

Horóscopo para terça-feira, 29 de abril: renove sua energia e transforme seus caminhos

Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…

1 hora ago

Criadores da Matéria – Guardiões do Espírito

A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…

2 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Bento Gonçalves

Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…

3 horas ago

This website uses cookies.