Geral

De promessa a esquecido: volante Arthur, ex-Grêmio, vive indefinição na Europa

Campeão e melhor jogador da final da Libertadores em 2017 com a camisa do Grêmio, Arthur vive momentos de incerteza na Europa. Aos 26 anos, ele encerrou sua passagem pelo Liverpool da Inglaterra nesta semana, tendo atuado apenas 13 minutos na temporada 2022/2023. Agora, retornará à Juventus, da Itália, mas não deve ter o seu futuro ligado ao clube.

A última vez que entrou em campo foi setembro de 2022, em derrota do Liverpool para o Napoli por 4 a 2, em jogo válido pela Liga dos Campeões. Posteriormente, conviveu com problemas físicos e atuou apenas pela equipe Sub-23. No mês de outubro, realizou uma cirurgia na coxa esquerda. E vive uma situação completamente diferente da que lhe levou à Seleção Brasileira no início do ciclo para a Copa do Mundo de 2022, e também do que era projetado assim que deixou o futebol brasileiro.

Mas, o baixo rendimento de Arthur na Europa não é exclusividade desta temporada. Desde que chegou ao Velho Continente, em 2018, conviveu com problemas de adaptação ao futebol europeu e lesões. A primeira experiência foi no Barcelona, quando o clube catalão pagou aproximadamente 30 milhões de euros ao Grêmio pela compra dos direitos econômicos.

Em sua chegada, foi comparado ao grande ídolo do clube Andrés Iniesta, tendo recebido sua mítica camisa 8. Dentro de campo, o futebol foi abaixo. Duas temporada depois, foi envolvido em uma troca do Barça com a Juventus, em que o bósnio Miralem Pjanić rumou a Catalunha enquanto o brasileiro foi à Itália.

No País da Bota, disputou 22 partidas do campeonato italiano na temporada 2020/2021, sendo titular em apenas 13. Marcou apenas um gol e não deu nenhuma assistência. No setor defensivo, os números de desarmes e interceptações ficaram abaixo de um por partida, conforme a base de dados do SofaScore. Na temporada seguinte (2021/2022), jogou 20 vezes sendo apenas 11 desde o início.

Com o baixo rendimento tanto na Espanha como na Itália, foi emprestado ao Liverpool no em agosto de 2022, sendo mais uma tentativa de reencontrar o bom momento vivido com a camisa do Grêmio. Porém, as lesões e a falta de confiança por parte do treinador alemão Jürgen Klopp fizeram com que o seu empréstimo não posse renovado com o clube inglês.

Informações de portais de notícias europeus dão conta de que o staff do atleta está analisando propostas de clubes da Inglaterra, França e Espanha. O atleta deve partir para uma período de férias nos próximos dias, e depois definir seu futuro.

Marcos Cardoso

Recent Posts

5 erros na rega do cominho que afetam o sabor e a colheita

O cominho é uma daquelas plantas aromáticas que fazem toda a diferença na cozinha, mas…

9 minutos ago

Como fazer a dália florescer o ano inteiro com 5 cuidados simples

As dálias são flores que impressionam com suas cores vibrantes e formatos geométricos quase perfeitos.…

12 minutos ago

Diretoria da OAB Caxias do Sul é empossada em cerimônia festiva

Foram empossados diretoria, conselheiros e delegados subseccionais para triênio 2025/2027

39 minutos ago

Morre, aos 84 anos no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi

Nana estava internada desde agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca

56 minutos ago

RS registra 20% de alta em pedidos de demissão

O dado reflete uma tendência crescente de profissionais que buscam melhores condições e novas perspectivas…

1 hora ago

Bento Gonçalves homenageia vítimas e voluntários um ano após tragédia climática

Cerimônias marcaram o primeiro ano após os deslizamentos com homenagens a vítimas e reconhecimento aos…

2 horas ago

This website uses cookies.