Km 158, da Rota do Sol, é monitorado por autoridades desde deslizamentos causados pelas chuvas em maio | Foto: Laura Piola/divulgação
Monitorada pelas autoridades desde maio, quando sofreu deslizamentos em decorrência das chuvas, a enconsta às margens do km 158 da Rota do Sol (RSC-453), no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul, já possui um traçado inicial para eliminação de riscos para novos desmoronamentos.
Em entrevista coletiva, após a reunião do gabinete de crise, convocada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (18) com o governador Eduardo Leite, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Luciano Faustino, informou que 130.000 metros cúbicos (m³) de material precisam ser removidos para o firmamento do talude.
O custo estimado da obra, de acordo com Faustino, é de R$ 8 milhões.
“Já identificamos a área que tem que ser consertada. Temos um levantamento inicial: São 130.000 metros cúbicos de material que terão que ser removidos para fazer a conformação daquele talude, um custo estimado inicialmente em R$ 8 milhões”, afirmou.
No entanto, para que o projeto saia do papel, a autarquia espera que a CGT Eletrosul, subsidiária da Eletrobrás, retire uma torre de energia situada na área. O diretor-geral do Daer adiantou que ficou acordado, no encontro de hoje, que Leite acionará a empresa para agilizar o procedimento.
“Precisamos que a Eletrosul faça a remoção da torre deles para fora da área de abrangência onde o Daer fará a obra. Aqui na reunião, ficou combinado que o governador vai acionar a Eletrosul para fazermos rápido este deslocamento, e o Daer fará a contratação integrada emergencial para termos rapidamente a empresa que vai fazer este serviço e resolver de vez este problema”, projeta Faustino.
Explicou que a autarquia, num primeiro momento, realizou um serviço de retaludeamento simples na encosta para liberar duas faixas de tráfego na via, e impedir o bloqueio do acesso à Capital durante o desastre climático. A prefeitura de Caxias e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também operam com equipes no local.
O diretor-geral revelou, ainda, que após focar no desbloqueio das rodovias, o Daer se comprometerá com a recuperação do pavimento, neste caso, da Rota do Sol, que foi significativamente danificada pelas chuvas. Ele prevê que, nas próximas semanas, o problema com os ‘buracos’ da estrada seja resolvido.
“Agora, o segundo momento será para conformação do pavimento. Já tivemos o início da etapa de tapa buracos alguns dias atrás. Em função das condições climáticas ruins, não conseguimos concluir. Nesta semana ou na próxima semana, a empresa Encopav retoma este serviço. A gente espera, em termos de duas semanas, eliminar todos os buracos da Rota do Sol“, complementou Faustino.
A Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, torna-se a morada final do papa
Etapa classificatória da 20ª Fenavinho acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, das 9h às 16h,…
Assaltante foi detido no bairro São Roque depois de ser surpreendido por funcionário e agentes…
Confira o horóscopo de domingo, 27/04 e veja como a Lua Cheia pode transformar seu…
Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio…
Mobilização cobrou reajuste salarial, ampliação do vale-alimentação e criticou postura do Executivo em relação às…
This website uses cookies.