Geral

Criação de Universidade Federal é pauta de audiência pública, em Flores da Cunha

A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha promoveu nesta sexta-feira (27) uma audiência sobre a criação de Universidade Federal na Serra Gaúcha. Entre as autoridades presentes estava a deputada Federal Denise Pessôa (PT/RS). Segundo a parlamentar, que esteve no Ministério da Educação no início de agosto para tratar sobre o tema, o atual Governo Federal é simpático a essa antiga demanda da região.

Durante sua fala, a parlamentar destacou a importância do debate regional sobre o tema em diversas cidades da Serra. Ela reforçou ainda que a perspectiva de acessar uma universidade também é um incentivo para que os jovens se dediquem aos estudos.

“O ensino superior público de qualidade democratiza o acesso ao conhecimento para que qualquer pessoa possa estudar, independente de ter condições financeiras ou não. Precisamos construir pontes, mobilizar e organizar nosso pedido pela Universidade. Hoje, a Universidade pode ser um sonho, mas amanhã ela será uma realidade”, destacou a parlamentar.

Um pouco mais sobre a audiência

Até esta quinta-feira (25) pelo menos 11 Legislativos já haviam aprovado moções de apoio à criação da instituição de ensino. Além das Câmaras de Serafina Corrêa, São Marcos, Protásio Alves, Nova Roma do Sul, Guabiju, São Valentin do Sul, Fagundes Varela, Garibaldi, Farroupilha, Antônio Prado e Nova Prata, o Parlamento Regional da Serra Gaúcha, o Corede-Serra e a Amesne também sinalizaram apoio à Universidade Federal da Serra Gaúcha. A Deputada Federal Denise Pessôa PT-RS comemorou a mobilização da região.

“Entendo que uma universidade federal será um excelente instrumento para o aprimoramento e formação profissional dos nossos jovens da Serra. A presença de uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem o potencial de melhorar o ensino básico regional. Por isso, acredito na necessidade de mobilização dos municípios da região para essa conquista. Com a criação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, estudar pode ficar mais acessível para a nossa juventude. E também para os adultos que buscam o ensino superior”, reforçou a parlamentar.

A reunião promovida em Flores da Cunha contou também com a participação de representantes de entidades e lideranças de Flores da Cunha, assim como empresários, professores e estudantes que estiveram no auditório da Escola Estadual São Rafael. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 9 em Farroupilha sobre o mesmo tema.

Lucas Brito

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Educação e Cultura (UERGS) e Jornalismo Cultural (UERJ)

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 25 de abril: O céu pede leveza e desapego

Nesta sexta-feira, a influência da Lua minguante convida à introspecção, à organização emocional e ao…

1 hora ago

Pré-romarias ao Santuário de Caravaggio iniciam neste sábado (26), em Farroupilha

Primeiro final de semana marca a 11ª romaria dos motorhomes e 18ª romaria dos caminhoneiros

2 horas ago

Após reunião com Prefeitura de Caxias do Sul, servidores irão paralisar atividades em maio

Categoria rejeitou nova proposta entregue, servidores estarão em operação padrão até 16 de maio, quando…

2 horas ago

Audiência pública apresenta diagnóstico do plano de gestão do Vale dos Vinhedos nesta quinta (24)

Reunião vai detalhar etapa atual do Plan-Vale, que propõe equilibrar desenvolvimento, preservação ambiental e identidade…

3 horas ago

Evento sobre mentalidade estratégica para negócios será sediado em Caxias do Sul

DNA Connect Serra Gaúcha pretende potencializar networking e inteligência de mercado

4 horas ago

Responsável por ponto de tráfico de drogas é presa no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul

A Brigada Militar prendeu uma mulher por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Eldorado, em…

4 horas ago

This website uses cookies.