Comportamento

CRAS Acolher é inaugurado em Nova Pádua

A unidade atenderá pessoas em vulnerabilidade social, bem como crianças e idosos

Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), em Nova Pádua, a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Acolher. A sede fica localizada junto a Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain.

O Promotor de Justiça Dr. Stéfano Lobato Kaltbach, explica que este processo vem se desenrolando a cerca de 2 anos e meio e teve início quando o centro de apoio do Ministério Público trouxe a informação a promotoria de justiça, de que Nova Pádua não tinha ainda um Centro de Referência e que era um dos poucos municípios no estado que ainda não tinha a estrutura deste referido centro.

“Hoje, depois desta caminhada de quase dois anos, embora não seja obrigatório pelo tamanho do município, Nova Pádua deu este passo que é extremamente importante. Na verdade ele está andando já, adiante daquilo que a lei prevê, ou seja, mesmo não sendo necessário o município abraçou a causa e criou o Centro de Referência, que trás um conjunto de profissionais que auxilia principalmente aquelas pessoas que podem se encontrar em uma situação de maior vulnerabilidade social, fazendo também um trabalho preventivo” diz Stéfano.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Pedro Quintanilha, diz que Nova Pádua já vinha com esses trabalhos individualizados e que agora esta sendo agrupado, tornando um sistema de assistência social no município.

“É de grande importância por que hoje ele trabalha também com os idosos, com as crianças, não só com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Então acredito eu que o CRAS, ele vem para acrescentar e com certeza a gente consegue serviços também a nível Estadual e Federal, até mesmo para busca de recursos para desempenhar as atividades que já vem sendo feitas e novas atividades com o grupo da assistência social do município” diz Quintanilha.

Os profissionais que estarão envolvidos neste trabalho são: nutricionista, psicóloga, assistente social e uma recepcionista. Os horários de atendimento são das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira, sendo que a assistência social funcionará 24h.