A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o exame RT-PCR em pacientes com sintomas, uma vez que detecta a presença do vírus no organismo. O teste utiliza secreções respiratórias da orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz), coletadas com a ajuda de cotonetes. Além disso, também são realizados testes rápidos, os quais identificam se o corpo do paciente criou anticorpos de defesa contra o coronavírus. Esses são realizados depois do 10º dia dos sintomas.
A SMS realiza a testagem de profissionais de serviços essenciais, que não tiveram suas atividades suspensas desde o início da pandemia e, por isso, estão mais expostos à contaminação pelo vírus. Após a realização dos testes rápidos em funcionários de mercados, comércios de alimentos, farmácias, postos de combustíveis, bancos, agências lotéricas e revendas de gás, agora os exames são oferecidos também a profissionais que atuam em funerárias.
A Vigilância Epidemiológica solicita aos funcionários dos serviços essenciais citados que não tenham realizado o teste e tenham interesse para que entrem em contato e agendem um horário na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, pelo telefone (54) 3462 8138. No dia do teste, será necessário levar a carteira de trabalho, para comprovar o vínculo nas empresas de serviços essenciais.
Pacientes que já realizaram o exame PCR positivo não têm necessidade de refazer, pois o teste rápido pode permanecer positivo por meses sem significar infecção ativa, mas sim a criação de células de defesa contra o vírus.
Fotos: Ana Biondo
No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos
Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…
No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…
Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário
Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…
This website uses cookies.