Foto: Aldaisa Santos/ Legislativo
Nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu o evento de relançamento do Corpo de Lanceiros Negros de Caxias do Sul. A cerimônia foi organizada em parceria entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e o Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE).
O grupo foi originalmente criado em 2008, tendo importante atuação de resgate e divulgação da contribuição do negro na luta e construção cultural do Rio Grande do Sul. A partir do relançamento, sob direção de José Moreira da Rosa e Sérgio Ubirajara, a proposta do grupo é representar Caxias do Sul em apresentações de temática afrogaúcha a nível municipal e estadual. No evento, foi apresentada também a nova indumentária a ser utilizada pelo Corpo.
Os Lanceiros Negros tiveram importante papel em um dos mais relevantes conflitos da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Tratava-se de um agrupamento militar composto somente por indivíduos escravizados, que iam a combate em troca de sua liberdade.
*Fonte Prefeitura
Confira também no Portal Leouve
Autor de feminicídio é condenado a 17 anos de prisão em Caxias do Sul
O juri não acolheu a história de que Marcos dos Santos, de 38 anos, matou a companheira Maria Dalila Oliveira Moura, 38, por legítima defesa. Por isso, condenou o autor da morte a 17 anos de prisão, sendo 16 anos pelo feminicídio e um ano pela ocultação do cadáver. O juri durou cerca de 10 horas, iniciou por volta de 09h30, finalizando às 19h30 desta quarta-feira (31).
O crime ocorreu em 27 de dezembro de 2020. A vítima foi assassinada dentro de casa e teve o corpo jogado em um matagal. Conforme a investigação, Dalila estava em casa com o companheiro. Ela residia na rua Farrapos, no bairro Exposição. Ali, teria ocorrido o crime. A causa da morte da vítima de acordo com a perícia foi um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). O companheiro da vítima, colocou o corpo da mulher no carro e jogou no mato, por baixo de folhagens, na Estrada Municipal José Casal, em São Luiz da Nona Légua, interior de Caxias. (Reportagem completa no link acima)
Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul
O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…
A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…
As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…
Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…
Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…
This website uses cookies.