Bento Gonçalves

Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves

Ao todo, 40 participantes, incluindo 3 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), dedicaram-se ao curso, que abrangeu um total de 90 horas-aulas

Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves
Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura do curso de operação em incêndio, em Bento Gonçalves
Foto: CBMRS

Na segunda-feira, 30 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) promoveu, por meio da 3ª Companhia Especial de Bombeiros Militar, sediada em Bento Gonçalves, a solenidade de formatura das turmas da 1ª e 2ª edições do Curso de Operação em Incêndio (COI). Este evento, que marca um passo significativo na capacitação dos bombeiros, foi realizado no Centro de Capacitação e Treinamento do município.

Ao todo, 40 participantes, incluindo 3 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), dedicaram-se ao curso, que abrangeu um total de 90 horas-aulas. Destas, 30 horas foram ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), enquanto as restantes 60 horas foram realizadas presencialmente, permitindo uma imersão completa nos temas abordados.

Sob a supervisão, coordenação e execução da Academia de Bombeiro Militar do CBMRS, os cursandos foram expostos a um currículo abrangente. As disciplinas incluíram teoria da combustão, dinâmica do incêndio, hidráulica aplicada, técnicas avançadas de lançamento de água, manipulação de espuma, métodos de busca e progressão, interpretação da fumaça e estratégias de ventilação, além de abordar riscos específicos em diferentes cenários, como incêndios em veículos, vegetações e edificações elevadas.

Dentre os tópicos abordados, destacam-se também técnicas especializadas como abertura forçada, resgates em situações complexas, gerenciamento de ocorrências e práticas em locais confinados. As aulas ainda englobaram oficinas de maneabilidade, ventilação com ataque de transição e buscas em espaços confinados, proporcionando aos participantes habilidades e conhecimentos essenciais para atuar em situações de incêndio.

Foto: CBMRS
Foto: CBMRS
Foto: CBMRS