Na última terça-feira, dia 16, o Corpo de Bombeiros Militar promoveu mais uma ação do Projeto Bombeiros nos Bairros, desta vez no bairro Vila Nova I, em Bento Gonçalves.
Durante a ação, foram realizadas a substituição de mangueiras e registros com validade vencida e danificados. Além disso, foram identificados locais inadequados para a instalação de botijões de gás, ressaltando a importância de posicioná-los em áreas arejadas, ventiladas e distantes de tomadas, ralos, caixas de gordura e outras canalizações suscetíveis ao acúmulo de gás.
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, por sua característica mais densa que o ar, tem a propensão de se concentrar em áreas mais baixas. Portanto, é crucial evitar o armazenamento em locais fechados, como armários, banheiros ou porões, para prevenir possíveis acidentes decorrentes de vazamentos.
Recomenda-se a substituição do registro e da mangueira de gás a cada cinco anos, visando evitar vazamentos e minimizar os riscos de acidentes. Em caso de vazamento, a orientação é evacuar o local imediatamente e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Ao longo do projeto, que conta com o Tenente Ozéas Cardoso de Aguiar como coordenador, foram substituídos 215 kits de gás. O aluno Soldado Baltazar, do curso básico de formação de bombeiro militar, participou ativamente da ação.
O Corpo se Bombeiros Militar de Bento Gonçalves continuará visitando alguns bairros do município para realizar atividades preventivas de orientação e capacitação junto a comunidade.