(Foto: Divulgação)
O município de Coronel Pilar, na Serra Gaúcha, comemora nesta sexta-feira (16), 25 anos de Emancipação Política. Com aproximadamente 1700 habitantes, a cidade carrega em sua história o legado da imigração italiana, que começou a habitar as suas terras por volta de 1877.
Os festejos para celebrar a data, tão tradicionais na comunidade, infelizmente não puderem ser realizados nestes últimos dois anos, por conta da pandemia. No entanto, o prefeito Luciano Contini, junto ao vice Ivan Agatti, parabenizaram Coronel Pilar, com a gravação de um vídeo, mostrando as ações realizadas no local, em prol de todos os munícipes, confira.
A História
Coronel Pilar, denominação surgida com uma expressão de luta e coragem em homenagem ao Republicano Coronel chamado Fabrício Pilar. O Tiro de Guerra que existia nesta localidade e que funcionou do ano de 1920 a 1948 quando cessaram suas atividades, que era de preparar os soldados da região para possíveis guerras.
Em 1877 chegaram aqui as primeiras bravas famílias de imigrantes italianos, vindas das Províncias de Cremona, Bergamo, Milão, Vicenza e Trento que chegaram aqui, em São Lourenço de Villas Boas, também conhecido por “Sessanta”, devido a sua localização no lote nº 60 da Linha Figueira de Mello, Ala Sul.
As primeiras famílias que aqui chegaram foram: Francesco Baruffi, Ângelo Magnani, Carlo Battista Bellini, Alessandro Benini, Steffano Bellini, Giuseppe Ricardi, Menochio Torriani, Andréa Brignoni, Pietro Grazioli, Francesco Bonissoni, Giuseppe Gnatta, Francesco Ferla, Francesco Pisoni, Giuseppe Galvagni, Bartolomeu Amaddori, Ângelo Zanatta, Jacob Bandera, Giovanni Ferri, e Giovanni Rottoli. Em 1925, ainda estava vivo, com a idade de 86 anos, o Senhor Francesco Baruffi, pai de 17 filhos, que havia fabricado o altar, o pavimento e as janelas da primeira igreja de madeira construída pelos imigrantes, sendo que o mesmo havia sido condecorado militarmente pelo governo italiano por haver participado da “patrie battaaglie” da Unificação italiana.
]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…
Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…
Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…
Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…
Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…
A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…
This website uses cookies.