Foto: Imagem ilustrativa
A reportagem do Portal Leouve recebeu diversas reclamações sobre a falta de medicamentos básicos nas Unidades Básicas de Caxias do Sul. O Conselho Municipal de Saúde, presidido por Alexandre Silva, também recebeu as mesmas demandas e verificou a falta.
O conselho montou um documento, no dia 13 de outubro, com a lista de medicamentos faltantes, encaminhando para o Ministério Público estadual e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. O mesmo, foi entregue a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitando um pedido de respostas e o prazo para o restabelecimento do abastecimento. Dentre os faltantes está Paracetamol, Dipirona e Álcool.
Confira aqui o documento produzido pelo Conselho de Saúde.
Alexandre Silva relata que desde que está a frente do Conselho a resposta da prefeitura é a mesma, que a falta de medicação é devido as licitações. “É sempre a mesma história, ou seja, a mesma conversa fiada de sempre a culpa da licitação mas quem manda na licitação, quem é responsável pela licitação? O que não pode é o usuário procurar a medicação e não ter, é uma vasta lista. A licitação funciona de que forma, tem que ter uma programação tem que ter um planejamento, tem que ter um fluxo de controle de estoque, e pra ter esse controle de estoque do que ta faltando você tem que ter um sistema informatizado dentro da secretaria. tu tem que avançar nesta ação. Agora a secretária ficar o ano inteiro dando explicação que é a licitação, já vai fazer um ano da gestão do prefeito e nada foi solucionado”, comentou ele.
Na visão de Silva a forma que ocorre as licitações são incorretas, pois os medicamentos são comprados da mesma forma que ferramentas, por exemplo. O conselheiro destaca que há diferenças entre comprar uma pá e um remédio, por isso, a forma de organização deveria ser melhor planejada. Ele complementa que a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi já trabalhou na rede privada, dentre elas no Hospital Pompéia, portanto sabe como funciona a compra consciente de medicamentos.
Alexandre Silva orienta a população que procure a justiça, caso precise dos medicamentos de forma urgente. “O usuário que não consegue deve procurar um advogado amigo, ou a defensoria pública que entra com uma ação na justiça. A ação bloqueia a conta da prefeitura, da Secretaria de Saúde. Ai o usuário faz três orçamentos e com esse dinheiro da prefeitura compra o medicamento necessário”.
O Conselho Municipal de Saúde buscou junto as secretarias municipais de Bento Gonçalves e São Marcos, se há realmente falta de medicamentos no mercado e a forma que estas realizam o planejamento para compra. Bento Gonçalves, segundo Alexandre, pode ser usado como exemplo, pois o prefeito Diogo Siqueira (PSDB) é ex-secretário de Saúde, por isso, prioriza esta área. No município vizinho sempre há licitações e quando algum medicamento não é encontrado já há um mutirão para normalizar o abastecimento.
Além disso, em Bento e Caxias, as prefeituras participam do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), um programa onde os municípios se unem e compram em conjunto, barateando os custos.
A secretaria caxiense foi procurada e emitiu a seguinte nota sobre a falta de medicamentos.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a falta do medicamento Formoterol se deve à dificuldade de aquisição, pois a Secretaria não conseguiu fornecedor em duas licitações. O remédio estaria em falta no mercado farmacêutico. Além disso, o medicamento Salbutamol esgotou nesta semana na Farmácia Básica, mas pode ser adquirido gratuitamente nas farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular. A aquisição do Salbutamol está em processo licitatório. Quanto aos medicamentos Dipirona e Paracetamol, ambos estão em fase de compra por meio de pregão eletrônico.”
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
This website uses cookies.