Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Na manhã desta quinta-feira (2) oito conselheiros tutelares das macro-regiões Sul e Norte, foram até a sede da Secretaria Municipal de Saúde em busca de diálogo com a secretária Daniela Meneguzzi.
De acordo com os conselheiros, há uma dificuldade de contato entre as entidades. Os conselheiros precisam enviar solicitações por e-mail para conseguir atendimento de saúde as crianças e adolescentes atendidas. Os pedidos são principalmente, referentes a consultas com pediatras, atendimento em casos de abusos e saúde mental.
A conselheira Daiane da Cruz explicou que a burocratização dificulta o trabalho das equipes.
“O nosso objetivo é desburocratizar o atendimento a criança e ao adolescente. Já algum tempo, principalmente neste governo, temos tido algumas dificuldades de diálogo, de ter um acesso direta as informações e também de fluxo. O objetivo do Conselho Tutelar é um órgão que existe para desburocratizar o atendimento a criança e ao adolescente, de judicializar. Infelizmente isso tem sido cada vez mais burocrático. Aproximadamente 50 dias, realizamos uma reunião com o Ministério Público e estamos aguardando uma posição da secretária com relação a esse assunto, com relação ao fluxo, para que as crianças e adolescentes tenham o seu atendimento garantido prontamente, sem uma burocracia e infelizmente a gente não obteve retorno ainda”.
O conselheiro Maurício Abel destacou que precisa ter contato com imediato com as unidades básicas, para garantir que a criança e o adolescente saia do Conselho com a consulta marcada.
“A nossa expectativa é alinhar esses fluxo, porque está inaceitável a situação hoje. Criança e adolescente tem que ter um atendimento de saúde, sair la do conselho imediato, sai lá do conselho com a data e horário pro seu atendimento lá no serviço, isso não da mais pra esperar, a gente atendendo e essa demora acaba sendo mais uma violação de direito, essa é a luta do conselho, que é uma situação que não requer verba pública, é uma situação de estabelecer fluxo de atendimento”.
Os conselheiros garantiram que quando a necessidade é ao contrário, os conselhos tutelares de Caxias do Sul atendem prontamente.
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu a seguinte nota sobre o caso:
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que representantes do Conselho Tutelar estiveram na SMS e foram recebidos pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e por diretores da pasta nesta quinta-feira (02/12), e uma reunião foi agendada com o Conselho para discussão de demandas levantadas. A SMS mantém o diálogo com a comunidade, conselhos e entidades e está permanentemente à disposição.”
A medida mais efetiva para a prevenção é a vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único…
A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…
Ele aparece devagar, o corpo coberto por espinhos curtos e olhos pequenos atentos ao menor…
Em um mundo cada vez mais urbanizado, é surpreendente — e ao mesmo tempo emocionante…
Sabe aquela panela que já fez muita comida boa, mas hoje está encardida, grudenta e…
Quem cultiva uma costela-de-adão em casa sabe: o visual tropical exuberante dessa planta transforma qualquer…
This website uses cookies.