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Conheça a importância do registro de marcas e patentes para a sua empresa

Um dos bens mais valiosos de uma empresa é a sua marca. É ela que a destaca no mercado, a diferencia dos concorrentes, transmite conceitos e valores pretendidos pelo negócio. A importância do registro de marca não apenas da Junta Comercial, que é uma obrigatoriedade, mas também no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), se relaciona diretamente com conferir segurança e proteção jurídica a essa ferramenta insubstituível que identifica um negócio.

Atualmente, já existem empresas cujo o valor atribuído à sua marca é superior ao valor da somatória de todos os outros bens. Já imaginou o valor das marcas que são referência mundiais, pense na quantidade de riscos aos quais essas grandes marcas estariam expostas caso seu titular não as tivesse registrado logo quando criou o negócio. É de extrema importância proteger a marca desde o primeiro momento.

Adriano Bedin, advogado e especialista em patentes, que trabalha em conjunto com os setores nacional e internacional da empresa Creazione explica o papel que a marca registrada garante ao seu proprietário. “registro na Junta Comercial é uma etapa obrigatória na abertura de uma empresa no Brasil. Já o registro de marca no INPI não. Entretanto, somente o Registro da marca na junta comercial não protege sua marca contra uso indevido, plágio ou concorrência desleal. Apenas o registro no INPI, daí a importância do registro de marca.”

A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo território nacional, proteção contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, além de ter o direito de notificá-los e impedi-los de utilizarem a sua marca sem o seu consentimento, dentre outras vantagens de possuir um registro.

Todo este processo não é apenas uma mera burocracia, trata-se de um serviço de proteção para a própria Empresa, de forma que não deve ser visto como despesa, uma vez que os custos envolvidos são pequenos comparados aos inúmero benefícios de ser proprietário de uma marca.

O ideal é proceder com o registro de marca no início do negócio , precavendo-se de eventuais problemas de propriedade intelectual.

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

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