Fotos: Dagoberto Lanzarim/Flores da Cunha
Para os apreciadores da lua, uma boa notícia: ocorrerá duas superluas em agosto. A primeira será logo no início do mês, nesta terça-feira, 1°; e a segunda dia 30. Este fenômeno ocorre porque a cada 27,3 dias o satélite dá uma volta completa no planeta, mas não de forma circular, mas como uma elipse, que é uma espécie de círculo achatado. Então, há durante o ano momentos em que a lua está mais próxima da Terra, o chamado perigeu.
Neste momento a distância média entre o satélite e a Terra tem uma média de 362 mil quilômetros. Nesta terça-feira, por exemplo, a lua estará a 357.530 quilômetros de distância de nós. Em 30 de agosto a distância será ainda menor: 357.344 quilômetros.
“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
No perigeu, a lua surge 7% maior devido a proximidade com a Terra, e 15% mais brilhante porque reflete mais a luz do sol para o planeta.
*Com informações de Jovem Pan
Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…
Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…
CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…
Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…
Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…
Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu
This website uses cookies.