Geral

Concessão de serviços funerários em Caxias do Sul será debatida em audiência pública antes do lançamento do edital

Uma audiência pública, promovida pela prefeitura de Caxias do Sul, ocorre no dia 21 de março, para discutir com a comunidade a concessão de serviços funerários no município. O evento ocorre às 10h, no auditório do Centro Administrativo.

De acordo com Adriano Tacca, titular da Procuradoria-Geral do Município (PGM), durante a análise jurídico-formal do processo, foi constatada a necessidade de realizar a audiência pública antes do lançamento do edital que detalhará o processo licitatório na modalidade de concessão. “A Lei de Concessões (8.987/1995) exige que o poder concedente (o município) publique, previamente ao edital de licitação, um ato justificando a conveniência da concessão ou permissão, especificando seu objeto, área e prazo. Por isso, a PGM recomenda a realização da audiência pública”, explica o procurador.

Além disso, Tacca argumenta que, com base na Lei de Licitações (14.133/2021), a Administração Pública deverá realizar, com pelo menos oito dias úteis de antecedência, uma audiência pública presencial para discutir a licitação que realiza, permitindo a manifestação dos interessados.

O Termo de Referência que orienta o processo está pronto. Em outubro do ano passado, o prefeito Adiló Didomenico assinou o decreto que regulamentou os serviços funerários. Em 2021, houve avanços significativos com a reformulação da lei, que precisava de padronização. O documento foi elaborado após reuniões da Comissão Técnico-Administrativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), para definir a gestão da concessão do serviço e sua fiscalização no município.

Os serviços funerários serão concedidos mediante o pagamento de um valor de outorga, a ser determinado no edital, que será devido por cada uma das empresas que atenderem aos critérios da concessão, seguindo um processo similar ao realizado na capital paulista, por exemplo.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

4 horas ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

4 horas ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

4 horas ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

4 horas ago

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

5 horas ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

5 horas ago

This website uses cookies.