Geral

Conab prevê colheita de 40,18 milhões de toneladas de grãos no Rio Grande do Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou o 6º Levantamento de Safra de Grãos, trazendo dados atualizados para o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (12/03). Essas informações surgem uma semana após a divulgação das estimativas pela Emater/RS-Ascar durante a Expodireto Cotrijal. As previsões da Emater indicavam uma produção de 35 milhões de toneladas no Estado, um aumento significativo de 44,52% em relação ao ciclo anterior, com especial destaque para a soja, prevendo uma colheita recorde de 22,24 milhões de toneladas, um aumento de 71,52% em comparação com o ciclo anterior.

No entanto, o levantamento da Conab diverge um pouco, apontando para uma produção gaúcha de 40,18 milhões de toneladas, representando um crescimento de 45,7% em relação ao ciclo passado. Além disso, a Conab projeta um aumento de 0,6% na área plantada, atingindo 10,35 milhões de hectares. A diferença entre os dados está na inclusão de culturas de inverno, como o trigo, nas estimativas da Conab, enquanto a Emater analisou apenas as culturas de verão, como soja, milho, arroz e feijão.

Segundo a Conab, o Rio Grande do Sul deve alcançar uma produção de 7,47 milhões de toneladas de arroz e 75,6 mil toneladas de feijão nesta temporada, representando aumentos de 7,7% e 6,9%, respectivamente. As áreas de plantio acompanham esse crescimento, com um aumento de 4,3% no arroz, totalizando 900 mil hectares, e 1,9% no feijão, alcançando 48,5 mil hectares.

A Conab prevê um aumento significativo na produção de soja, estimando alcançar 21,89 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 68,1% em relação à safra anterior, que foi prejudicada pela escassez de chuvas. A área dedicada ao cultivo da soja também cresceu, registrando um aumento de 1,8%, totalizando 6,67 milhões de hectares.

Quanto ao milho, a previsão da companhia é de um aumento de 40,3% na produção, atingindo 5,24 milhões de toneladas, com uma área plantada de 831,5 mil hectares. Em relação ao trigo, a produção esperada é de 4,38 milhões de toneladas, um aumento de 51,1% em comparação com a safra 2022/23. No entanto, a área destinada ao plantio do cereal apresenta uma queda de 6,5%, totalizando 1,4 milhão de hectares.

Edegar Pretto, presidente da Conab, destaca que as projeções indicam uma melhoria na produção de todas as principais culturas no Estado, especialmente nos alimentos, como o arroz. Ele ressalta a habilidade dos agricultores e a força da agricultura gaúcha, impulsionadas pela tecnologia no campo e por políticas públicas de estímulo à produção agrícola.

Em relação aos dados nacionais, a Conab revisou para baixo novamente sua estimativa de safra nacional. Em fevereiro, previa-se uma colheita de 299,8 milhões de toneladas de grãos no país, o que já representava uma redução de 6,3% em relação à safra anterior de 320 milhões de toneladas. No último levantamento divulgado nesta terça-feira, a expectativa é de uma produção brasileira de 295,6 milhões de toneladas, uma queda de 7,6%. Essa redução, segundo a estatal, reflete principalmente a diminuição de 7,1% na produtividade média esperada, que passou de 4.072 quilos por hectare para 3.784 quilos por hectare.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Passagem de ônibus em Bento Gonçalves sobe para R$ 6,60 a partir de 6 de maio

Tarifa de transporte seletivo também sofre aumento e passa para R$ 7,90; créditos com valor…

14 minutos ago

Mulher é presa com maconha e cocaína no bairro Jardim América, em Vacaria

A prisão ocorreu no bairro Jardim América depois que a equipe da Força Tática abordou…

34 minutos ago

Mulher é presa com mais de 2kg de drogas em Bento Gonçalves

A jovem de 24 anos foi flagrada no bairro São Roque com cocaína, maconha, balanças…

1 hora ago

Farroupilha terá fumacê contra a dengue no bairro Monte Verde após caso confirmado

Ação visa eliminar os possíveis mosquitos adultos e interromper a transmissão da doença

2 horas ago

Influenciadora digital de Carlos Barbosa relata que foi esfaqueada pela babá da filha

Bruna Tramontina Paludo fez um desabafo nas redes sociais nesta semana, pedindo ajuda após informar…

2 horas ago

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

2 horas ago

This website uses cookies.