Bento Gonçalves

Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves completa onze anos

Em mais de uma década de atuação mais de 840 pessoas já foram beneficiadas com os atendimentos

Imagem: Rodrigo de Marco
Imagem: Rodrigo de Marco


A Comunidade Rural Terapêutica de Bento Gonçalves está completando nesta semana onze anos de atividade. Localizada no Passo Velho, no distrito de Tuiuty, o local é referência na região no tratamento de alcoolismo e drogadição. O espaço, que tem capacidade para atender até 32 pessoas, abriga hoje 24, sendo que o tratamento tem uma duração de seis meses. Ao longo de mais de uma década de existência, mais de 840 pessoas já foram beneficiadas com os atendimentos. Atualmente, pelo menos 12 monitores trabalham no local.

Nesta semana, a Comunidade passou a contar também com o atendimento odontológico, sendo mais um suporte no aspecto da saúde. Todos os equipamentos que compõem a sala foram doados para a Comunidade Terapêutica. A Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana de Bacco, destacou sobre a instalação da sala odontológica. “Os atendimentos serão programados, e ocorrerão há cada 15 dias. Isso é muito importante, porque uma das diretrizes das políticas da saúde bucal do Brasil é a acessibilidade, e nós estamos facilitando esse acesso, trazendo a saúde bucal para dentro da comunidade terapêutica, onde a vulnerabilidade é grande. Sozinha talvez a pessoa não tivesse a iniciativa do cuidado, e nós estamos trazendo para dentro da comunidade a possibilidade de atenção a saúde bucal”, explicou.

O coordenador de saúde mental da Secretaria da Saúde, Maurice Bowary, destacou sobre o trabalho que vem sendo realizado há mais de uma década no local, e salientou sobre o espaço passar a ter uma sala odontológica. “Nós trabalhamos sempre pelo cuidado e pela melhora rápida das pessoas que chegam até a comunidade para iniciar um tratamento. São onze anos de um espaço que tem sido a salvação de muita gente”, salientou.

A Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento. Os pacientes têm auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades, e atendimento odontológico. A sede conta com biblioteca, horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.